Teoria Burocraticas
Dissertações: Teoria Burocraticas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelcosta • 23/10/2013 • 536 Palavras (3 Páginas) • 486 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Viemos expor neste trabalho uma abordagem a Escola Burocracia, vamos mostrar o que realmente significa o termo Burocrático; que não é bem aquilo que muitos pensam, em termos comuns, o termo é usado para definir situações onde grande cobrança das responsabilidades, regras e procedimentos, o jogo de empurra, o poder de cada funcionário e até mesmo o esforço de cada um no desempenho da empresa ou até mesmo a papelada que percorre a instituição.
E como WEBER foi um grande colaborador para Escola Burocrática, estudou a organização e seus métodos de trabalho e administração, utilizando princípios sociológicos e ciência política de direito.
TEORIA BUROCRATICA
A burocracia segundo WBER, proporciona uma maneira consciente de organizar pessoas e atividades de um modo eficiente e racional em determinados objetivos.
Podemos concluir que muitos de nós passamos todo o dia de trabalho e, portanto, boa parte de nossas vidas numa singular acomodação social, extremamente coerente, formal e durável, denominada burocracia, aqui entendida não como sinônimo de administração emperrada, de processo decisório interminável, de filas incomensuráveis, enfim, não no senso de termo, mas no sentido sociológico do tipo ideal de organização.
A organização burocrática pode ser útil e válida, quando o ambiente é estável, a produção rotineira, a tecnologia tradicional, as empresas buscam através da padronização e da racionalização de procedimentos um melhor eficiência.
Nas empresas como um todo a burocracia esta ligada a procedimento, métodos, normas de trabalho, que não devem gessar de forma alguma a empresa, mas sim buscar otimizar recursos, buscar a máxima eficiência/eficácia.
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA
1 – Caráter legal das regras;
2 – Caráter formal das comunicações;
3 – Divisão do Trabalho;
4 – Impessoalidade no relacionamento;
5 – Hierarquização da autoridade;
6 – Rotinas e procedimentos;
7 – Competência técnica e mérito;
8 – Especialização da administração;
9 – Profissionalização.
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
1 – Internacionalização das normas;
2 – Excesso de formalismo e papelório;
3 – Resistência a mudanças;
4 – Despersonalização do relacionamento;
5 – Categorização do relacionamento;
6 – Superconformidade;
7 – Exibição de sinais de autoridade;
8 – Dificuldades com clientes.
EXEMPLOS:
As instituições financeiras adotam o sistema burocrática, limitando e até não permitindo as tomadas de decisões dificultando o desempenho das atividades propostas pela organização.
...