Teoria Clássica Da Administração
Artigos Científicos: Teoria Clássica Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michele • 25/3/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
Teoria Clássica da Administração
Frederick Taylor:
Era um engenheiro mecânico e inventor norte-americano, Conhecido como o inventor da Administração Científica, F. T. destacou-se como defensor da produção em grande escala e do comando, avaliação e controle. Era um homem de personalidade obsessiva pelo controle do ambiente. Para ele, “o empregado Humilde era encarado como um robô automático”.
Não se importava com as iniciativas dos homens, pelo contrário, acreditava que o operário era pago para executar o trabalho da maneira ideal indicada para fazê-lo, sua função era simplesmente executar o trabalho conforme exigido pelo gerente.
Assim ele delineou um roteiro visando a um melhor desempenho dos trabalhadores:
1. Localizar os melhores homens especialmente aptos para realizar determinado trabalho (em torno de 15 homens de empresas e regiões diferentes);
2. Estudar as séries de movimentos e operações de forma precisa e os instrumentos que cada um utiliza;
3. Cronometrar o tempo necessário para cada atividade e a maneira mais rápida de realizá-las;
4. Eliminar movimentos falsos, vagarosos e inúteis;
5. Agrupar em uma série os movimentos mais rápidos e melhores e também os melhores instrumentos utilizados.
E assim surgiu o “estudo dos tempos e movimentos” que marcaria para sempre a teoria da Administração. Amado por uns e odiado por outros, Taylor desenvolveu uma visão mecanicista do trabalho, na qual considerava que a única motivação humana era o dinheiro, enfatizando a visão do homos economicus. O sistema viria em primeiro lugar e a atuação dos trabalhadores era negada. Não permitia qualquer idéia ou senso de responsabilidade por parte dos empregados. A racionalização era levada ao extremo.
Henry Ford:
Ford foi um fabricante de carros norte-americano e consagrou sua imagem como o
primeiro a utilizar a produção em grande escala.
Ford pensava primeiro no consumidor e depois na produção. Enquanto outras
empresas investiam em acessórios, Ford se recusava a fazê-lo para não encarecer seu produto. Como resultado do excesso de rigidez da empresa no padrão estabelecido para o
automóvel Modelo T, a empresa quase foi à falência.
impedia a comunicação entre setores e não queria que ninguém tomasse decisões sem sua permissão. Dono de métodos inflexíveis e rígidos.
Ford dava, de um lado, atenção à qualidade, ao produto e às necessidades do mercado. De outro, ignorava a concorrência e concentrava as responsabilidades em apenas uma pessoa: o administrador.
Henri Fayol:
Fayol foi um engenheiro e administrador francês.
Colocou a Administração no centro das atenções e dizia que essa ciência era crítica e universal.
Escreveu ele: “A administração desempenha uma parte muito importante no controle dos empreendimentos; de todos, sejam grandes, pequenos, industriais, comerciais, políticos, religiosos ou de qualquer outra natureza”.
Propôs qual seria a melhor maneira de organizar uma empresa, e, então, identificou seis funções necessárias a toda e qualquer organização: técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, de segurança e administrativas. Criava-se assim, os primeiros elementos para formatar uma estrutura organizacional.
Enquanto Taylor e Ford preocupavam-se com os processos de trabalho em âmbito
operacional, buscando sucessivos aumentos de produção e produtividade, Fayol focalizou a
estrutura organizacional, o papel da gerência e as aptidões necessárias para o desempenho
da função.
Max Weber:
Max
...