Teoria Comportamental Da Administração
Trabalho Universitário: Teoria Comportamental Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PamMartins • 29/9/2014 • 868 Palavras (4 Páginas) • 311 Visualizações
Teoria Comportamental da Administração
A teoria comportamental surgiu da oposição entre a teoria das relações humanas em relação a teoria clássica, que tem o enfoque nas relações humanas.
Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional.
Um dos temas fundamentais dessa teoria é a motivação Humana. O administrador deve conhecer as necessidades humanas para compreender o comportamento humano e utilizar a motivação para melhorar a qualidade de vida nas organizações.
• Hierarquia das necessidades de Maslow
• Teoria dos sois fatores de Frederick Herzberg
Herzerb formulou essa teoria para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, são dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:
- Fatores Higiênicos: estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Ex: salários, benefícios sociais, condições físicas.
Quando são ótimos, eles evitam a insatisfação, quando precários provocam a insatisfação.
- Fatores Motivacionais: Estão sob o controle do indivíduo e relacionados àquilo que ele faz e desempenha, envolve reconhecimento pessoal e auto – realização.
• Teoria x e y de McGregor
Compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar, de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional ( teoria X ), que força as pessoas a fazerem o que a organização espera delas independente de suas opiniões ou objetivos pessoais,, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano ( teoria y ).
• Sistemas de Administração
Likert classifica o sistema de administração em quatro variáveis ( processo decisorial, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições ), e em casa sistema elas apresentam características diferentes:
Sistema 1 – Autoritário coercitivo
Processo decisorial: Totalmente centralizado na cúpula da organização.
Sistema de comunicações: É precário
Relacionamento Interpessoal: Prejudicial ao andamento dos trabalhos, para evitá-los as tarefas e os cargos confinam e isolam as pessoas umas das outras e evitam seu relacionamento.
Sistema de recompensa e punições: Para assegurar que as pessoas obedeçam as regras e regulamentos, executando suas tarefas conforme métodos e procedimentos.
Sistema 2 – Autoritário Benevolente
Processo decisorial: Centralizado na cúpula administrativa, baseado em rotinas.
Sistema de comunicações: Relativamente precário.
Relacionamento Interpessoal: A tolerância no relacionamento entre si, a interação humana é pequena.
Sistema de recompensa e punições: Sistema menos arbitrário, oferece recompensas salariais e materiais.
Sistema 3 – Consultivo
Processo decisorial: As decisões são delegadas aos níveis hierárquicos, a opinião de níveis inferiores são considerados.
Sistema de comunicações: A empresa desenvolve sistema interno de comunicação para facilitar seu fluxo.
Relacionamento Interpessoal: A confiança nas pessoas já é bem mais elevada, embora ainda não definitiva.
Sistema de recompensa e punições: Recompensas materiais, promoção e oportunidade profissional, prestígio, embora haja punições.
Sistema 4 – Participativo
Processo decisorial: As decisões são delegadas aos níveis organizacionais.
Sistema de comunicações: A empresa investe nesse sistema para sua flexibilidade e eficiência.
Relacionamento Interpessoal: O trabalho é feito em equipes, baseiam em confiança mútua, as pessoas se sentem responsáveis pelo que decidem.
• Teoria das decisões
Envolve seis elementos :
Tomador de decisão : A pessoa que faz escolha ou opção entre várias alternativas futuras de ação.
...