Teoria Da Administraçao
Casos: Teoria Da Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: akieu • 30/5/2013 • 728 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
Tipos de fundamentos do Processo Administrativo
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer para alcançar determinado objetivo ou metas. O Planejamento pode ser dividido em dois tipos: planejamento estratégico e tático.
Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa. Ele exige etapas a saber:
-Determinação dos objetivos empresariais;
-Analise organizacional interna;
-Formulação das alternativas estratégicas e escolha da empresarial;
-Elaboração do planejamento estratégico;
-Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais;
Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias de objetivos sendo:
-O lucro, considerado dentro de sua dupla ótica;
-A expansão da empresa;
-A segurança que corresponde ao desejo da empresa;
-A autonomia ou independência;
O Planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa, já o Planejamento operacional é aquele que se preocupa basicamente com o que fazer, se caracterizando pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações pelo caráter imediatista.
Organização
Segundo Chiavenato (2000), “a palavra organização denota todo empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos”.
A organização formal baseia-se em uma divisão de trabalho mais consciente uma diferenciação quanto a integração dos participantes de acordo com algum critério estabelecido por aqueles que detêm o processo decisório.
A organização informal emerge naturalmente entre as pessoas da organização formal, a partir da relação com as pessoas que ocupam cargos nas organizações.
Existem três tipos básicos de estrutura organizacional.
Organização linear, é a estrutura organizacional mais simples e antiga, significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. Sua origem se deu na organização de antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.
Organização funcional, aplica a funcionalidade e a especialização das funções, que separa, distingue e especializa os agentes envolvidos.
Direção
Segundo o autor, Hampton (1990) afirma que direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Os outros processos administrativos – planejamento, organização e controle – podem ser vistos como interpessoais. Um gerente poderia praticá-los sozinho em seu escritório. Porém liderar, ou a liderança, é diferente. A liderança refere-se ao processo interpessoal por meio do qual um gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas. A liderança acontece não isoladamente,
...