Teoria Da Administraçao
Dissertações: Teoria Da Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FaelSoad • 5/10/2014 • 848 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
Frederick Taylor
No inicio sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas industrias e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da divisão das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais.
Alguns princípios de Taylor:
A administração cientifica era baseada em princípios e não em tentativas sob risco.
A divisão do trabalho tinha regras básicas e era dividida todas as etapas da produção.
Também era dividida a autoridade e as responsabilidades.
Treinamento e aperfeiçoamento para ter uma qualificação melhor.
Coordenação dos trabalhadores feita por supervisores e administradores.
Henry Fayol
As funções da empresa são repartidas em sei nas quais a Administradora engloba as funções universais da administração que são : prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo.
Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.
Alguns princípios de Fayol:
Divisão do trabalho com base no tempo, espaço, fases e etapas.
Autoridade e responsabilidade com base na posição e qualificação.
Disciplina com regras e subordinação.
Unidade de comando com um grupo de subordinados para um supervisor.
Unidade de direção com um supervisor para um grupo de atividades.
Remuneração, empresa/trabalhador devem achar justo os salários.
Iniciativa e dinamismo em todos os cargos.
Cooperação e trabalho em equipe.
JC Confecções
A empresa JC confecções está passando por algumas dificuldades. Sendo assim podemos perceber que ao aplicarmos as teorias de Frederick Taylor e/ou Henry Fayol haveria uma melhora significativa na empresa de José e Carlos.
Para começar, se aplicarmos a teoria de Taylor seria preciso tomar algumas atitudes, começando pelo treinamento de José na área administrativa para que ele possa auxiliar o supervisor dos funcionários, esse que também tenha que passar por treinamento especifico. E Carlos terá o seu treinamento na área de produção, no qual poderá passar instruções para o supervisor dos trabalhadores na área de produção.
JC confecções dispõem de dez funcionários, sendo que duas trabalham na área administrativa e oito na área de produção. Esse também é um dos fatores que deve ser corrigido na empresa, pois deve-se ocorrer a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência na empresa. Essa divisão pode-se ser feita da seguinte maneira, dividindo-se os dez trabalhadores para a área da admiração e produção, ficando 1 supervisor e 4 funcionários (contas a pagar e receber, departamento pessoal, departamento financeiro e atendimento) para José na parte administrativa e 1 supervisor e 4 funcionários (molde, corte, costura, e estamparia) para Carlos na área de produção. Esses trabalhadores passaram também por um treinamento para aumentar suas aptidões. Os trabalhadores devem atingir no mínimo a produção padrão exigida pela empresa,
...