Teoria Da Administração 1
Trabalho Escolar: Teoria Da Administração 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izis • 25/2/2015 • 525 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
Disciplina: Teoria da Administração 1
AD 01 Exercício 04/06 (2 pontos) – (Semana 4 – prazo: 18/02 a 24/02/2013)
Orientação: O ambiente econômico e político influenciam fortemente as organizações. Por isso, os administradores precisam estar atentos aos fatores que podem alterar a rotina das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Para responder à esta atividade, você precisará fazer uma pesquisa nos principais jornais e revistas especializadas do país.
Questão: No ano de 2008 e 2009 houve uma severa crise econômica que abalou vários países. Pesquise qual a origem desta crise e identifique seus principais efeitos no macroambiente e os impactos que provocaram em sua empresa. Caso você não esteja inserido em nenhuma empresa, você poderá pesquisar em alguma outra organização que tenha acesso, pode ser de um conhecido, do seu bairro, etc.
Teve origem como desequilíbrio no sistema financeiro norte-americano, mas seus efeitos se estenderam por vários países. Muitas empresas passaram por várias dificuldades e foi preciso os governos tomarem medidas rápidas para não provocar o fechamento das mesmas.Depois dos atentados do 11 de setembro,o governo dos EUA se envolveu em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão, e começou a gastar mais do que deveria. Para piorar a situação, ao mesmo tempo em que o país investia dinheiro na guerra, a economia interna já não ia muito bem - uma das razões é que os Estados Unidos estavam importando mais do que exportando. Em vez de conter os gastos, os americanos receberam ajuda de países como China e Inglaterra. Com o dinheiro injetado pelo exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco. Aproveitando-se da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a valorizar. A expansão do crédito financiou a bolha imobiliária, já que a grande procura elevou o preço dos imóveis. Porém, depois disso, chegou uma hora em que a taxa de juros começou a subir, diminuindo a procura pelos imóveis e derrubando os preços. Com isso, começou a inadimplência - afinal, as pessoas já não viam sentido em continuar pagando hipotecas exorbitantes quando as propriedades estavam valendo cada vez menos. Sendo assim começou a faltar dinheiro nos bancos e um dos bancos mais importantes para o país foi à falência. Com a queda do banco LEHMAN BROTHERS, o caos foi total e a crise se expandiu de vez para outros países. O resultado macroeconômico foi uma crescente desigualdade na distribuição pessoal e de renda, à medida que os salários passaram a crescer de forma bem inferior ao da produtividade do trabalho. O fechamento do quarto maior banco de crédito dos Estados Unidos causou pânico e travou o crédito. Chegou à crise, que prejudica também o nosso país. Sem crédito internacional, também diminui o crédito no Brasil, caem às exportações e o preço das nossas mercadorias aumenta o risco e a taxa de juros.
Na época a empresa Madeira e Móveis de minha cidade também sofreram com a crise. As vendas caíram e os rendimentos foram menores do que o normal. Foi um período difícil, tanto para os donos da empresa quanto para os funcionários. Essa crise afetou as grandes e pequenas empresas.
...