Teoria Da Administração
Artigos Científicos: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniorsaopaulino • 23/9/2013 • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 271 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Teoria Geral da Administração
RESUMO
As Organizações são formadas por seres humanos, que por sua vez, são constantemente impelidos a mudar e se adequar ao ambiente e à realidade com a qual está inserido. Por esse motivo, elas adquirem a mesma capacidade de mutação - mostrando, ao longo das décadas, diversas facetas, formas de enxergar o seu contexto e significações ao trabalhador e a empresa em si. As variadas abordagens apresentadas têm por objetivo dar sentido e soluções às necessidades de maior prioridade na época em que foi criada, levando em conta a contribuição de outros estudiosos anteriores ou apenas lhes tentando criticar e apresentar um novo paradigma. Independente de tudo, grandes descobertas e conceitos foram feitos nesse campo como: os princípios da administração, as qualidades essenciais num administrador e as divisões de trabalho. Cada idealizador foi inevitavelmente influenciado pelos ensejos de sua época, preocupados em atender suas expectativas, mas isso não invalida sua importância e inovação. “Somos como anões aos ombros de gigantes, pois podemos ver mais coisas do que eles e mais distantes, não devido à acuidade da nossa vista ou à altura do nosso corpo, mas porque somos mantidos e elevados pela estatura de gigantes.”¹
Palavras-chave:
Administração - Teoria Geral da Administração - Administração Científica - Abordagem Humanística - Tipos de Organização - Novas Abordagens da Administração.
1. INTRODUÇÃO
No trabalho aqui desenvolvido, estão elencados os conceitos da administração, as influências que recebeu em sua estrutura no decorrer da história, quem foram seus maiores estruturadores, de que forma seus pensamentos nos afetam até os dias atuais e as diversas teorias administrativas que se transformaram procurando atender as necessidades e avanços das organizações ao longo dos séculos.
De maneira alguma, pretendemos exaltar algum pensamento ou teoria administrativa. Temos a intenção de evidenciar como cada idealizador contribuiu para o enriquecimento do que chamamos hoje de Teoria da Administração. Nosso estudo se embasou nos mais variados meios de informação: artigos, livros, vídeos, teses e até mesmo em nossa própria experiência como seres integrantes de uma organização.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – Fundamentos da Administração e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas
A importância e o surgimento da administração.
O administrador, como aquele que está próximo e subordinado a pessoas que comanda por excelência, tem o papel de interpretar os objetivos que a empresa apresenta e transformá-las em ação.
O administrador age através do planejamento (que elenca e determina cada passo a ser tomado), da organização (que estrutura e dá suporte para que as ações ocorram corretamente), da direção (que orienta e corrige as ações durante a realização delas) e o controle (que não permite a perca de foco).
Segundo Peter Drucher, todo o problema que aflige a humanidade, nos dias de hoje, pode ser solucionado por uma boa administração. Logo, a administração é uma ferramenta essencial para que todos os órgãos, de qualquer organização, possam funcionar e desempenhar corretamente a sua função.
Influência dos filósofos
- Confúcio
Para ele, era importante se alcançar os objetivos por meio do conhecimento e mérito pessoal. Cada um tem capacidade para buscar sua excelência. Suas ideias foram adotadas por Shih Huang-Li, mudando o sistema feudal chinês na qual o poder era
total da família do imperador. Para ele, cada um tinha que ser tratado da maneira como gostaria de ser tratado.
- Sócrates
Sócrates viveu por volta de 2.000 anos antes de Cristo, foi o primeiro filósofo a pensar no mundo em que vivemos de maneira mais social, voltado ao ser humano. Para ele, administração é uma habilidade extremamente pessoal.
- Platão
Filósofo grego, Platão mostrou sua forma democrática de administrar. Em sua obra política, é de total responsabilidade dos políticos a felicidade dos cidadãos.
- Aristóteles
Foi discípulo de Platão e quem deu o impulso inicial à filosofia, cosmologia, Nosologia, metafísica, lógica, ética e ciências naturais. No livro Política, ele fala sobre as três formas de administração pública: monarquia ou governo, aristocracia ou governo e democracia ou governo. Para ele o dever dos políticos era governar a cidade com ética e de acordo com os cidadãos. Ele foi o criador da ética. Através da razão e da virtude, acha-se a felicidade.
- Francis Bacon- (1561- 1626)
Filósofo estadista inglês, considerados um doas pioneiros do pensamento científico moderno. Fundador da lógica moderna baseada no método experimental e industrial (do especifico para o geral). Bacon é que se preocupou com a separação experimental do que é essencial em relação às que é ocidental, antecipou-se os princípios da administração.
- Rene Descartes- (1596-1650)
Filósofo, matemático e físico Francês, considerado fundador da filosofia moderna, celebrado pela sua obra “O discurso do método”, em que descreve os principais conceitos do seu método filosófico, hoje denominado “método cartesiano”, cujos princípios são:
• Princípio da dúvida sistemática o da evidência. Nada é verdadeiro até que se saiba com evidência, ou seja, como realmente verdadeiro.
• Princípio da análise, dividir e decompor cada parte do problema para analisar as suas partes separadamente.
Princípio da Síntese a da composição: processo racional que consiste no ordenamento dos pensamentos fáceis e simples para os mis difíceis complexos.
Princípio da enumeração ou da verificação. Em tudo fazer recontagens verificações e revisões de modo a tornar se seguro de não ter havido qualquer omissão durante o processo.
Influência da igreja católica
A igreja católica não só foi, como é uma das maiores organizações do mundo. E como todas as organizações exige uma estrutura, com a igreja católica não foi diferente, seu planejamento é formado como uma
...