Teoria Da Administração
Artigos Científicos: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriPierre15 • 28/9/2013 • 409 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
• Ênfase na estrutura organizacional: Abordagem da racionalidade; teve como base as teorias de Henri Fayol e Max Weber. Características: Melhoria no fluxo de recursos e competências.
• Ênfase nas pessoas: Abordagem humanística; seus principais precursores foram: Elton Mayo, Kurt Lewin e Hawthorne. Características: Participação, envolvimento, engajamento, empowermant.
• Ênfase na tecnologia: Abordagem tecnológica; os nomes que aparecem como conceito são de Joan Woodward e Tavistock. Características: Utilização da tecnologia para operações e informações.
• Ênfase no ambiente: Abordagem de compreensão do ambiente; a maior contribuição para tal abordagem foi de James D. Thompson. Características: Estar atento ao mercado.
• Ênfase na competitividade: A abordagem competitiva; possui foco em competências e em resultados sustentáveis. Características: Buscar novos métodos de ultrapassar seus concorrentes.
Revolução Industrial
A ideia de revolução industrial são abordadas na teoria clássica enfatizam um ambiente organizacional totalmente fechado às opiniões de seus empregados, caso da ideia mecanicista e em contra partida a ideia da empresa abertas a sugestões, caso da ideia flexível.
Visto que a revolução industrial trouxe grandes inovações para o ambiente mudando a cultura das mesmas, tanto Taylor quanto Fayol criaram um conceito que trouxe grandes retornos como prejuízos de forma a
05
encarecer o papel das máquinas e desprezar o ser humano em muitas áreas de atuação. Em decorrência dos métodos aplicados, as empresas contemporâneas usufruem de uma gama considerável de formas de administrar e coordenar seus negócios, pois necessitam de novas ideias que permitam competir em um mercado exatamente acirrado, o que mostra que atualmente empresas flexíveis avancem mais que as mecanicistas.
Resumo de teorias aplicadas sobre administração
Teoria clássica da administração; A teoria de Fayol se preocupa com a estrutura da organização com o objetivo de aumentar a produção e o desenvolvimento da empresa.
Teoria da burocracia; Surgiu no século XX, quando as teorias clássicas e a das relações humanas disputavam espaço na teoria administrativa. A burocracia pode ser entendida como forma de organização humana baseada na racionalidade.
Teoria estruturalista; De acordo com Chiavenato (1999), esta teoria trouxe uma importante ruptura com relação a anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
Teoria das relações humanas; surgiu nos Estados Unidos como resultado obtido na experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento contra a teoria clássica.
Teoria comportamental; esta abordagem induziu o abandono de métodos que levaram a uma imposição humanística, que ficou conhecida como ênfase nas pessoas.
...