Teoria Da Administração
Artigos Científicos: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinemiquilini • 28/9/2013 • 571 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
Administração é o ato de administrar ou gerenciar, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas já estabelecidas. A administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração existiu acerca de 3.000 a.C., onde surgiram os primeiros profissionais da administração. Com o passar do tempo foram mudando alguns conceitos, de acordo com a necessidade de cada época. Administrar significa: planejar, liderar, organizar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade.
Influências da Revolução Industrial:
A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico assim permitindo o surgimento da teoria administrativa. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas: 1780 a 1860, que foi a Revolução Industrial ou Revolução do Carvão e do Ferro. E a outra foi de 1860 a 1914, sendo essa a Revolução Industrial ou Revolução do Aço e da Eletricidade. A primeira Revolução Industrial teve como características a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz à indústria, desenvolvimento do sistema fabril, e o aceleramento dos transportes e comunicações. A segunda Revolução Industrial substituiu o ferro pelo aço, substituiu o vapor pela eletricidade, desenvolveu máquinas automáticas, especializou o operário, e teve um crescente domínio da indústria pela ciência, transformações nos transportes e nas comunicações, e expansão da industrialização.
Os Principios da Administração:
Frederick Taylor - É considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas. Tendo grande experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e de dividir o trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.
Henry Fayol - Buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa, como: Função técnica, Função comercial, Função financeira, Função contábil, Função de segurança, Função administrativa. Fayol também elaborou quatorze princípios administrativos, como: Divisão de trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação do interesse individual ao coletivo, Remuneração, Centralização, Cadeias hierárquicas, Ordem, Eqüidade, Iniciativa, Cooperação.
Henry Ford - Foi muito respeitado como industrial do automobilismo, atuou no início do século XX como pioneiro em sua área de atuação, a empresa que ele criou é ainda hoje uma multinacional respeitada por todos. Ele também deixou registrados seus estudos e reflexões sobre sua experiência administrativa. Ao contrário de Fayol, que centrou sua análise na parte administrativo da empresa, Ford se preocupou
...