Teoria Da Administração
Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamelamonqueiro • 30/9/2013 • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 588 Visualizações
Administração é simplesmente o ato de trabalhar com e através de pessoas, para realizar os objetivos, tanto da organização quanto de seus membros,Ou seja Administração é o processo de planejar,organizar,dirigir e controlar.
ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA.
s habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.
ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Taylor - A Teoria Cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de ‘’ênfase nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário. Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.
* Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.
* Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de Sub-tarefas.
* Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma tarefa.
FAYOL - Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dizendo que a arte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, sendo eles.
1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
ELTON MAYO - Fundador das relações Humanas, professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Wardvard, a pós cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a dotar os seguintes pontos de vista.
* O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário reage como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado.
* A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.
* A administração tem uma tarefa básica - deverá formar uma elite capaz de compreender e de se comunicar, através de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos;
Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração .
Com o desenvolvimento da administração e das diversas teorias apresentadas, em especial a teoria da contingência onde não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar, cujo saber só pode ser conhecido pela experiência e pela evidência. Torna-se então fundamental o conhecimento dos acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe a forma democrática de administração dos negócios públicos. Aristóteles discípulo de Platão versa sobre a organização do Estado. René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano. Entretanto a Administração como ciência emergiu após a revolução Industrial. Frederick Winslow Taylor, o fundador da Administração Cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Para ele, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. O nome Administração Cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração para alcançar a eficiência. O Certo é que Taylor teve uma profunda influência na vida do século XX e no forte desenvolvimento industrial que suas idéias proporcionaram.
Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis e adaptáveis. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor, Henry Ford e ênfase na estrutura organizacional por Henri Fayol e Max Weber. Frederick Taylor, buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores, uma vez que, para ele, cada operário produzia um terço
...