Teoria Da Administração
Trabalho Universitário: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grazyg • 2/10/2013 • 322 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Significado da palavra administração.
A palavra administração, vem do latim ad (direção para tendência) e minister ( subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço á outro.
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de "enfase nas tarefas" (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.
Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma das cinco variáveis:
• Tarefas
• Estruturas
• Pessoas
• Ambiente
• Tecnologia
Surgiram no decorrer da história escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas entre elas vamos citar os principais nomes e premissas.
1903- Teoria da administração ciêntífica - Taylor e Gilberth
1909- Teoria da burocracia - Weber
1916- Escola dos princípios de administração - Fayol
1932- Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin
1947- Teoria das decisões - Simon
1951- Teoria dos sistemas- Bertanffy, Kast e rosenzweig
1953- Teoria dos sistemas sociotécnicos - Emery e Trist
1954 - Teoria Neoclástica da administração - Newman e Druker
1957 - Escola comportamental da ADM - Mc Gregor
1962 - Escola do desenvolvimento Organizacional - Bennis
1972 - Teoria da contingência - Woodward, Laurence e Lorschde
Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas.
De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhece-las para ter sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da administração ciêntífica, enquanto os gerentes se preocupam com a teoria do comportamento organizacional.
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da administração de empresas. O comportamentos desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influênciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.
Na realidade a adequação desta cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologias e ambiente), constituem o principal desafio da administração.
Fonte desta pesquisa:
http://fit2.fit.br/sitedoprofessor/professor/link/20100203170636AULA%20FIT-%20TGA%20APRESENTACAO.ppt
acesso em 01 de outubro de 2013 ás 3:15h
...