Teoria Da Administração
Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaIegli • 9/10/2013 • 439 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
1. Introdução — O quê?
A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. " Chiavenato (2000).
Através deste conceito, surge a teoria geral da administração, a TGA que inicialmente enfatiza as tarefas, a partir da abordagem de Taylor, seguindo um sistema fechado, que preocupa-se somente com o operacional , seguida das Teorias Clássica de Fayol, Burocrática de Weber e outras.
Somente a partir da Teoria de Sistemas que a ênfase é no ambiente, agregando valor as tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e etc. E é dentro desse ambiente, chamadas empresa, que consiste em uma unidade construída com a finalidade de conquistar objetivos tanto sociais quanto econômicos, baseada em um sistema organizado, lógico que é composto por entradas ou insumos (inputs), processamento, saídas ou resultados (outputs) e retroação (feedback).
Em relação ao grau, podem ser considerados sistemas abertos, onde existem muitas entradas e saídas ou sistemas fechados onde existem poucas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo.
As empresas são constituídas por três níveis organizacionais, desenhados em uma pirâmide organizacional, como segue:1.1 Identificação e justificativa do problema — Por quê?
1.2 Objetivos
Toda organização deve possuir uma missão, que é a razão de ser da empresa e uma visão, que serve para idealizar o futuro da organização.
O administrador ou gerente, é aquele que tem a função de administrar, promover a organização, liderar e sobretudo ter a capacidade de resolver problemas, estar atento as ameaças do ambiente externo e ter habilidades tanto técnicas quanto humanas, que são essenciais para o cumprimento de metas e objetivos da empresa.
O ambiente é o meio em que as empresam se mantém. É a partir dele que as organizações tem a compreensão das mudanças políticas, sociais e econômicas (ambiente geral ou macro-ambiente) e o ambiente particular de cada empresa (ambiente tarefa), que é constituído por empresas, instituições, grupos e indivíduos.
1.2.1 Objetivo geral — O que e até onde?
A estratégia empresarial de uma empresa pode ser descrita como um conjunto de objetivos globais que são divididos em objetivos táticos e operacionais. Inicialmente ela deve ser pensada, discutida, analisada pelo nível mais alto da pirâmide organizacional, que é o institucional e deve estar focada no futuro.
1.2.2 Objetivos específicos – é para que?
Para que uma estratégia proporcione bons resultados, é necessário haver um planejamento estratégico, com a colaboração e envolvimento de todos pois ela projeta mudanças dentro da organização.
2. Revisão da Literatura — O que já foi feito?
3. Metodologia — Como ser assertivo na criação do relatório?
3.1 Planejamento da ação empresarial
3.2 Organização da ação empresarial
...