Teoria Da Administração
Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danygabriel • 13/10/2013 • 406 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
resultados sustentáveis.
A administração constituiu a maior inovação do século XX. Ela permitiu que as varias ciências produzissem poderosos efeitos na sociedade: um grande salto da riqueza, propiciou o revolucionário desenvolvimento de países e economias. Os físicos descobriram a energia nuclear, mas sem administração não é possível construir usinas nucleares.
Administração é a ciência de se organizar as coisas para se chegar a um propósito.
Cada teoria prioriza ou valoriza apenas uma ou algumas das seis variáveis básicas do sucesso organizacional: tarefas, estrutura, tecnologia, pessoas, ambiente, competividade.
Todas elas foram muito bem sucedidas ao apresentarem soluções especificas para tais problemas. O administrador precisa conhecer bem cada uma delas, para ter à sua disposição um naipe de alternativas interessantes para cada situação.
Nos dias de hoje as teorias da administração estuda a administração das empresas e os demais tipos de organizações do ponto de vista da interação e interpendência entre as seis variáveis principais, cada qual objeto específico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa.
O futuro pertencerá às empresas dinâmicas, flexíveis e inovadoras.
Frederick Winslow Taylor
Uma de suas características era analisar os problemas da organização da unidade fundamental da qual se originam todas as organizações humanas: a função e seu ocupante. Suas teorias baseavam-se na análise do trabalho a ser feito, a constituição da tarefa, o tempo gasto na realização da tarefa. Sua maior contribuição constitui-se no estabelecimento de métodos e de processos lógicos para fazer alguma coisa, e não em verdades fundamentais sobre a quais outras se baseiam.
Considerações Finais
Sendo entendida a atividade administrativa como intervenção para busca de objetivos estabelecidos. Os fins que se tem em mente e o produto que se busca realizar são os elementos imprescindíveis na consideração dos meios de atingi-los.
As implicações teóricas abordadas neste estudo levam a crer que comunicação interna e aprendizagem organizacional estão intrinsecamente ligadas. Ou seja, quanto mais ênfase dor dada à complexidade da comunicação organizacional interna, mais propicio parece se apresentar o ambiente da empresa na busca do aprendizado organizacional.
Por fim, ressalta-se porém, que este estudo restringe-se à teoria das relações que envolvem a comunicação e a aprendizagem organizacional. Como percebido, busca-se analisar possíveis relações entre o aumento da comunicação interna eficaz e a propensão à aprendizagem organizacional. Futuras pesquisas poderão analisar empiricamente esta discussão, buscando formas de se identificar e medir as relações de comunicação e aprendizado organizacional através de metodologias e instrumentos que se adaptam a esta prática.
Referências Bibliográfica
CHIAVENETO, Idalberto. Introdução à teoria da administração PLT 302
...