Teoria Da Administração
Artigo: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marletesilva06 • 14/10/2013 • 1.790 Palavras (8 Páginas) • 293 Visualizações
Anhanguera Educacional
Dia 07/10/2013
Marlete Ferreira da Silva
Anhanguera – Uniderp
Ma_me_ti@hotmail.com
Jonatas Gonçalves Pereira
Anhaguera - Uniderp
jonatasjgp@hotmail.com
Ruthiane Lincke Vargas
Anhanguera – Uniderp
enaihtur@yahoo.com.br
Ana Maria Sadowski Panichi
Anhanguera – Uniderp
Ana.sadowski@ufrgs.br
Rodrigo Lorenço Wieira
Anhanguera – Uniderp
Rodrigo.l.wieira@hotmail.com
ATPS - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ARTIGO ACADÊMICO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
RESUMO
Este artigo consiste em um conjunto de informações que identificam e esclarecem fundamentos e conceitos importantes para a administração. Fatores baseados em teorias de grandes pensadores antigos, mas que ainda hoje servem como base para várias áreas da administração, como Pessoas, Estrutura, TI, negócios, produção e etc. Para a realização deste artigo desenvolvemos muitas pesquisas em livros e sites, lemos e analisamos conceitos desde o início da administração, com o objetivo de entender o porquê de mesmo depois de tempos ainda usamos as mesmas estruturas. Conseguimos observar que essas são bases que hoje utilizamos e adaptamos de acordo com a necessidade de cada empresa.
1. INTRODUÇÃO
A Teoria da Administração começou com Taylor que dava muita Ênfase nas Tarefas, seguido por uma preocupação mais voltada para a Estrutura das organizações a teoria de Fayol e assim começaram a surgir novas preocupações e novas teorias com Ênfase em mais assuntos dentro da administração, como Estrutura, Pessoas, Meio Ambiente entre outros que abordaremos ao longo deste trabalho, e fica cada vez mais evidente a importância das teorias elaboradas com diversos pontos de vista, pois observaremos que cada criador acredita em uma determinada metodologia de trabalho apesar de seus caminhos diferentes todas buscam o mesmo objetivo principal, que é ter uma bela estrutura organizacional. Teorias criadas e colocadas em pratica no qual obtiveram seu destaque e nos trazem experiências, nos dando rumos, sugestões e inspirações para administrar.
2. TEORIAS ABORDADAS
2.1. Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela independência entre as organizações. A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria Burocrática, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação ás anteriores.
2.2. Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganham força com Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceitas são contestadas a busca da causa da crise. Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo social”.
2.3. Teoria Comportamental
Surgiu no final da década de 40 com um ar e definição total de conceitos administrativos, vindo a significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria. Criticou as teorias anteriores e ré escalonou as abordagens, ampliando seu conteúdo e diversificando sua natureza. A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisas administrativas.
2.4. Teoria da Tecnologia da Informação
A tecnologia da informação oferece ferramentas para que todos de uma organização solucionem problemas cada vez mais complexo em menos tempo e com eficiência. TI como pode ser chamado, veio para apoiar os profissionais através da tecnologia, o que permite o profissional reagir de forma mais rápida e adequada às mudanças. É a função organizacional relativamente recente, responsável pela concepção, implantação e operação dos sistemas de informação. As pessoas que participam da TI ( clientes, usuários, gerentes e técnicos) garantem a flexibilidade organizacional, na qual a certeza da mudança é a principal regra de sobrevivência.
2.5. Teoria clássica da administração
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas de organização. Criada por Henri Fayol, com o intuito de atingir eficiência na produtividade enfatizou a estrutura organizacional criando 6 funções separando-as das funções administrativas.
2.6. Teoria da burocracia
A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia). Criada por Max Weber usava da autoridade para coordenar o
...