Teoria Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenifer29 • 31/10/2013 • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 320 Visualizações
ETAPA 1 : Capítulo 1 PLT – Teoria da Administração
O que é Administração de Empresa
Conceito da Administração
A administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais a administração é o ato de trabalhar com outras pessoas para realizar os objetivos da organização. A administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte, ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos.
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos proposto pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organizações, direção e controle. A palavra administração tem sua origem no latim direção para, tendência e ministre comparativo de inferioridade a desenvolver uma função sob o comando de outra, prestar um serviço ao outro.
Conceito atual de Administração
A organização é a maneira pela qual a sociedade consegue que as coisas sejam feitas e a administração é a ferramenta, a função ou o instrumento que as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento. A moderna Administração não se restringe aos limites ou a fronteiras nacionais
Para ela, as fronteiras nacionais perderam a antiga relevância. O centro de nossa sociedade e de nossa economia também não é mais a tecnologia, nem as internações, nem a produtividade. O futuro central está na organização: a organização administrativa que maneja a tecnologia, a informação e a produtividade.
Cientistas, profissionais liberais, empreendedores, presidente, governadores, políticos, de todo tipo requerem conceitos da administração para alcançar seus objetivos.
Rápida história da teoria de Administração
A teoria administrativa surgiu no inicio do século passado. Ela é uma jovem senhora e atravessou fases bem distintas e que se superpõem. Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da administração.
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-la adequadamente. Daí surgiu à administração a Teoria Geral da Administração (TGA) é, certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações (TO), ou seja, um meio de pôr em operação conceitos e ideologias e respeito das organizações. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.
Ênfase nas tarefas
Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para permitir as especializações do trabalhador.
A administração cientifica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou - se inicialmente no nível do trabalho individual de cada operário tornando isoladamente.
A escola da administração cientifica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor.
Ênfase na estrutura organizacional
É a fase na qual administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir controlar suas atividades. Nesta abordagem, verificar-se que a eficiência da empresa vai alem da soma da eficiência de seus trabalhadores.
A preocupação com a estrutura da organização constitui uma enorme ampliação do objeto de estudo da TGA e deve ser alcançado por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) dos fins desejados.
Teoria Clássica
A Teoria Clássica também se caracteriza pelo seu enfoque eminentemente presoativo e normativo. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções (não administrativas) da empresa, pairando sempre acima dela.
A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol (1841- 1925) engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão global e universal.
Teoria da Burocracia
A segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Para Weber, o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para eficiência.
O tipo ideal de burocracia segundo Weber apresenta sete dimensões principais:
1- Formalização: todas as atividades da organização são definidas por escrito.
2- Divisão de trabalho: cada participante tem um cargo ou posição definida.
3- Principio de hierarquia: a burocracia se assenta a uma hierarquia bem definida de autoridade.
4- Impessoalidade: o funcionário ideal é impessoal no relacionamento.
5- Competência técnica: a seleção e a escolha baseiam - se na competência e na qualificação profissional dos candidatos.
6- Separação entre propriedade administração: os recursos utilizados para execução das tarefas não são propriedades dos burocratas e sim da organização
7- Profissionalização dos funcionários: os funcionários da burocracia são profissionais, pois são especialistas em fase da divisão do trabalho.
Teoria Estruturalista
A característica da Teoria Estruturalista da administração e a adoção de princípios da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas. Conceito de estrutura e fundamentação no estruturalismo.
A Teoria Estruturalista desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático. É a aceitação da organização formal e informal a adoção de tipologia para estudar os diferentes tipos de organizações.
Ênfase nas pessoas
É a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com as pessoas essa terceira abordagem de TGA foi uma reação a abordagem mecanicista e rígida da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia.
Ela
...