Teoria Da Administração
Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cidinho • 20/11/2013 • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 191 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE 4
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CAMPINAS
2013
Abordagem Clássica da Administração
A abordagem clássica da administração teve origem com alguns fatores gerados pela revolução industrial:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações a fim de melhor aproveitar os recursos e a mão de obra, enfrentar a concorrência, evitar desperdícios etc.
No início do século XX, dois engenheiros (Taylor e Fayol) desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração: Apesar dos dois não terem tido contacto um com outro e mesmo tendo pontos de vistas diferentes e até mesmo opostos, suas ideias constituíram as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
A Escola da Administração Científica teve seu começo no início do século XX, por Frederick Taylor, engenheiro americano, desenvolveu a Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
A Administração Científica representa a primeira aproximação teórica aos estudos de administração. Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos.
Seu modelo de administração era baseado na racionalização e no controle das atividades humanas.
Taylor se preocupou em acabar com o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividades por meio de aplicações de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Ele tentou sistematizar o jeito de cada operário trabalhar, isto é, racionalizar usas tarefas, definindo o método pelo qual o operário se tornava mais eficiente (best way)
Taylor começou sua carreira no nível operacional das organizações (oficinas).
Ele começou a ter contacto com a administração em 1884, quando se tornou Engenheiro-chefe da Midvale Steel Company. Ele percebeu que eram os trabalhadores que essencialmente moviam as fábricas e elaborou a primeira apresentação sistemática da administração no trabalho A piece-rate system.
Seu objetivo era resolver o problema dos salários a fim de estimular os trabalhadores a produzirem mais para receber mais (ele notou que o salário por dia de trabalho não estimulava maior dedicação).
Taylor concebeu um método para a fixação prévia e precisa de um padrão de desempenho, o que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
Ele usou dois métodos básicos:
1. Estudo do tempo base;
2. Introdução de padrões diferenciais.
Ele projetou um esquema de pagamento por peça no qual a remuneração por peça para baixas produções era inferior a valor da remuneração por peça para altas produções.
Primeiro Período de Taylor
Em 1903 Taylor escreveu um artigo clássico: Shop Management. Sua preocupação era:
1. O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
2. Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.
3. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
4. Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida.
5. Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.
O Segundo Período de Taylor
O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa do operário.
Taylor assegurava que as indústrias que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
1. Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência.
Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que são:
• o erro que vem de época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;
• o sistema defeituoso da Administração, comumente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;
• os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça
...