Teoria Da Administração
Casos: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: driquinha • 17/2/2014 • 2.889 Palavras (12 Páginas) • 216 Visualizações
1. ADMINISTRAÇÃO
Sobre o conceito da palavra em latim, segundo (CHIAVENATO,2003) o significado é: ad- que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou até mesmo presta serviço a outro.
1.1- Primórdios da Administração
Ao se tratar de Teoria Geral da Administração (TGA), abordam-se as Teorias Administrativas que são um conjunto de princípios que se completam para levar a administração das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo de adquirir máxima eficácia e eficiência.
Segundo pesquisa no site Info Escola o precursor do conceito da administração científica foi o engenheiro norte americano Frederick Winslow Taylor. Conhecido como Taylor este quem criou o alicerce para gerar as tão conhecidas teorias administrativas que por sua vez ficou conhecida após publicação dos princípios da administração científica nascendo também a ênfase nas tarefas visualizando apenas o nível operacional da empresa, após algum tempo fora criada a ênfase na estrutura por Henri Fayol e a teoria burocrática por Weber.
Segundo informações de Chiavenato, a influência da Revolução Industrial em 1776 com a invenção da máquina a vapor (James Watt), criando e modificando para a estrutura industrial, econômica e política. Destacando-se quatro fases: Mecanização da indústria agricultura (superação dos processos manuais); A aplicação da força motriz à indústria (velocidade e superação); O desenvolvimento do sistema fabril (Aumenta-se à inserção urbana) e Aceleramento dos transportes e das comunicações (estrada de ferro; telégrafo entre outros). Grandes economistas liberais surgiram, defendiam o direito natural, também conhecido como: Liberdade de Comércio, dentre eles podemos citar: Adam Smith que priorizava a competição espontânea onde os recursos da produção não tinham excesso de lucros, salientando a divisão do trabalho e a especialização da tarefa, em relação a tempo e movimento onde mais tarde Taylor usaria como base fundamental da Administração Científica: Karl Marx e Frederick Engel que criaram o socialismo científico e do materialismo histórico, exigindo a obrigação de melhores remunerações de acordo com aperfeiçoamento dos fatores de produção, compreendendo que se diminuiria o índice de fadiga com racionalização do trabalho.
2. TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Foram desenvolvidas teorias a fim de um trabalho eficiente criando assim métodos e princípios contribuindo para uma administração evolutiva. Segundo pesquisa o livro de LACOMBE, FRANCISCO as teorias são:
2.1 Ênfase nas tarefas são:
Teoria Clássica: Criada pelo Engo Henri Fayol em 1910, caracteriza-se pela maneira correta de estabelecer-se a estrutura organizacional, responsabilidade de administradores, compreendendo todo trabalho precisamente a ser realizado com foco no ambiente intra-organizacional, com orientação predominante e prescritiva.
Teoria Burocrática: O sociólogo alemão Max Weber estudava as organizações, porém com um enfoque sociológico, esta teoria é enfatizada pela formalização que trata-se de regras, rotinas, regulamentos e é claro obediência, sendo descrita para a divisão do trabalho, respeito a hierarquia, impessoalidade, profissionalização e competência técnica dos funcionários, conhecida assim como teoria weberiana, com orientação prescritiva e explicativa.
Teoria Estruturalista: Havia críticas por conta da impessoalidade e rigidez do estudo e teoria de Weber tornando uma organização um sistema fechado. Com isto criou Amitai Etzioni a teoria estruturalista que visualiza como um sistema aberto, ou seja, que em interage com o ambiente externo.
Após certo tempo houve também a criação com ênfase nas pessoas, realizada assim análises para chegarem a determinadas teorias.
2.2Ênfase nas Pessoas
Teoria das relações Humanas: Com informações de BITENCOURT, CLÁUDIA, o foco de Hawthorne criador desta teoria, era basicamente mudar de foco científico e estrutural para foco do ser humano, criando assim um abiente satisfatório de trabalho, desenvolvendo o trabalho em equipe e comunicação entre os membros, aumentando o gozo e o melhor desenvolvimento no labor. Buscando interação com o colaborador além do ambiente profissional, conhecendo assim aspectos pessoais.
Teoria Comportamental: Realizada análise de motivação por Maslow e Herzberg. Segundo Lacombe esta teoria faz-se oposição as demais, com intuito de compatibilizar objetivos organizacionais e individuais, buscando a melhor forma de motivá-las; administrar e liderar. Incluso nesta teoria também o DO (Desenvolvimento Organizacional), com características de solucionar problemas, desenvolver equipes, focar nas organizações como um todo.
Teoria da Contingência: Não existe maneira certa de montar a estrutura organizacional, existem sempre várias alternativas e a melhor depende de cada caso, autora desta teoria é Joan Woodward da qual abrange em diagnosticar a situação cuidadosamente a fim de evitar uma decisão precipitada.
2.3Ênfases na Tecnologia e no Ambiente
Segundo informações de CHAMBEL, Maria a “Ênfase da Tecnologia” surgiu com o enorme impacto nas organizações que causou o desenvolvimento tecnológico, pois todas estas organizações dependeram em algum momento de um tipo de tecnologia (Exemplo de matérias primas, peritos ou técnicos). O mesmo menciona sobre outra que ficou bastante conhecida que é a “Ênfase no ambiente” que nada mais é que tudo aquilo que envolve uma organização, ou seja, um contexto dentro do qual está inserida. Nasceram assim teorias baseando-se nestas ênfases. São Elas:
Teoria de Sistemas: Com informações de Nahas o principal criador desta teoria é o biólogo alemão Karl Ludwig Von Bertalanffy, da qual defende que os sistemas não devem e não podem ser compreendidos isoladamente, ou seja, deve ser trabalhado em conjunto de modo organizado buscando máxima eficiência e eficácia, garantindo assim: fator tempo/custo/qualidade. Foi intensificada com a era cibernética e a tecnologia da informação nas empresas, pois também precisa da integração com as demais teorias.
Teoria Matemática: MEIRELES, ANA-CEFET MG, diz que no decorrer da 2º Guerra Mundial houve a criação da PO (Pesquisa Organizacional - formular problema- deduzir uma solução do problema), e com isto a influência da Teoria da
...