Teoria Da Administração
Dissertações: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souzalima • 14/5/2014 • 1.366 Palavras (6 Páginas) • 228 Visualizações
1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A administração tal como conhecemos hoje e resultado histórico e integrado de inúmeros precursores.
Referencias histórica mostram que até hoje conceitos administrativos de mais de 1200 A.C ainda são usados no nosso meio.
A teoria clássica da administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na administração cientifica a abordagem era fundamentalmente (homem / máquina).
A teoria das relações humanas foi desenvolvida por cientistas sociais, como um movimento de oposição á teoria clássica. Com uma abordagem humanística, a teoria administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual. A ênfase voltou-se para as pessoas que trabalhavam na organização. Seu surgimento, que começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30, foi possível devido ao desenvolvimento da psicologia, bem como as modificações ocorridas no político e socioeconômicos da época que foi elaborada.
As relações humanas passaram a ser mais valorizadas dentro da empresa, inserindo o conceito do homem social nas decisões administrativas. Neste caso, a organização informal ganha mais importância, porque ela se origina da necessidade do ser humano conviver com os demais indivíduos.
A partir daí começou a estudar a influencia da motivação no comportamento das pessoas.
A teoria comportamental segue uma linha humanística e para isto a psicologia organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática. Que o homem deve pensar mais e cria mais, a teoria comportamental propõe a abandono de posições normativas e descritivas e a adoçõa de uma posição humanística.
A boa comunicação é um recurso imprescindível das equipes de projetos, entretanto de nada valerá uma perfeita comunicação dentro de um projeto se o próprio projeto não estiver alinhado com os objetivos estratégico da organização como um todo. A clareza na comunicação precisa ser estabelecida desde a mais alta administração até os níveis operacionais, abrangendo todas as áreas que serão envolvidas no projeto. Esse papel deve ser desempenhado pelo “processos” da organização, e pela áreas de metodologia, aos quais todos os funcionários, projetistas e desenvolvedores estão, de alguma maneira, subordinados, na verdade a clareza e a eficiência na comunicação representa um dos pilares de um projeto bem sucedido.
Os elementos da comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. Há então, um emissor e um receptor da mensagem, que é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos e sinais ...). qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.
Com a evolução da administração os desafios cresceram e as próprias organizações passaram a exigir mais dos profissionais que são especializados nesta área, devido ao continuo crescimento do mercado e o surgimento de nova tecnologia, o administrador tem que ser um profissional que esteja atento às mudanças e se adequa a elas, para garantir a estabilidade de sua organização.
Além de compreender o processo administrativo e seu significado, o administrador precisa saber o que as tarefas da administração acarretam e entender que a administração é importante para a sociedade como um todo.
Voltando um pouco no passado podes perceber quem nem sempre a administração foi voltada para uma administração que pensava não sociedade como um todo, e que trabalhava em busca dos interesses de poucos, era uma administração mais voltada a gestão de trabalho e aumento de produção de bens e serviços sem pensar no ser humano.
Nas preposições de Taylor, Fayol, Weber, a preocupação básica é o desempenho dos recursos, de um sistema ou de toda a empresa. As pessoas não seriam negligenciadas, no entanto ficariam em segundo plano, sendo considerado somente como um recurso de produção, ou seja, o ser humano não teria tanta influencia no processo e desempenho de uma empresa, uma vez que ela poderia ser substituída sem alteração no processo de produção.
Para Durkheim, a sociedade prevalece sobre o individuo, pois quando este nasce tem de se adaptar as normas já criadas, como leis, costumes e língua. Durkheim afirma também que, é a sociedade que organiza, condiciona e controla as ações do individuais e que o endividou aprende a seguir as normas e as regras que não foram criadas por ele, e que essas regras limitam suas ações e prescrevem suas punições caso não obedeça os limites sócias
A anomia de Durkheim, segundo a concepção de Durkheim, o conceito de anomia, expressa a crise e a perda da efetividade ou o desmoronamento das normas e valores vigentes de uma sociedade, como consequência como consequência do seu rápido e acelerado desenvolvimento suas mudanças sócias que debilitam as consequências coletivas, e entendida como uma espece de poder regulador necessário que serve de moderador aos limites e expectativas individual.
Segundo Durkheim em sua obra “da divisão do trabalho” a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado, ordenando e interdependente de varias instância que juntas transformar-se-iam em uma unidade, para ele a sociedade e considerada como um corpo humano que depende do perfeito funcionamento dos seus órgãos para sobreviver.
Para Max Weber, a sociedade é compreendida como um conjunto de ações individuais e estas são todo os tipos de ação que o endividou faz, orientado pela ação do outro, Max Weber, definiu quatros tipos de ação que explicam os conceitos sócias, mas não são realidade sócias.
Ação tradicional seria aquela que
...