Teoria Da Administração
Ensaios: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eladionereu • 10/9/2014 • 752 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
Etapa2: Razões que fizeram surgir às teorias de administração
Ênfase nas tarefas
a) Teoria Clássica da Administração
A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol(1841-1925), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
b) Teoria da Burocracia
A segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Para Weber o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.
c) Teoria Estruturalista
Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente mecanístico e fundamentado em uma “teoria da máquina”, na qual a organização é concebida com um arranjo estático de peças cujo funcionamento é previsto. Diferente do modelo burocrático, os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássica e humanística.
Ênfase nas pessoas
a)Teoria das Relações Humanas
Teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947), seus principais precursores. Surgiu como uma teoria de oposição e combate à Teoria Clássica, alicerçada sobre as obras de Taylor e Fayol, cuja hegemonia cobriu as três primeiras décadas do século 20.
b) Teoria Comportamental
Surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947, no qual o autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele, a decisão é muito mais importante do que a ação subseqüente. A partir daí, as empresas são visualizadas como sistemas de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definido seus comportamentos diante das situações com que se deparam.
Razões do surgimento das teorias Humanística
Na década de 20, muitas modificações ocorreram no panorama social, econômico, político e tecnológico. Os Estados Unidos, com a Primeira Guerra, firmaram-se como potência mundial, reafirmando os pressupostos democráticos, base principal da sociedade americana, enquanto em outros países o liberalismo econômico passou a ser substituído por uma crescente interferência do Estado na economia. Na grande Depressão de 1929, a preocupação com a eficiência nas organizações aumentou. Essa crise provocou uma reavaliação dos princípios de administração até então totalmente aceitos por seu caráter autoritário e prescritivo. Foi nesse contesto que surgiu, a partir da década de 30, a Abordagem Humanística da Administração, amplamente aceita, principalmente pelo fato de os Estados Unidos serem considerados um país com características eminentemente democráticas. Isso explica por que as idéias de Elton Mayo a respeito da influência de fatores psicológicos e sociais sobre a produtividade encontraram imediatamente inúmeros adeptos.
Essa teoria recebeu algumas criticas como:
_Visão limitada do trabalhador: os humanistas ignoravam o lado racional do trabalhador;
_ Abordagem incompleta da organização:
...