Teoria Da Administração
Trabalho Universitário: Teoria Da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EricaCDSilva • 6/10/2014 • 885 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
1 - A palavra Administração tem sua origem no latim, ad – que significa direção,tendência para, e minister – que significa comparativo de inferioridade, subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro.
PLT 302 Administração - Teoria, Processo e Pratica. Autor Idalberto Chivenato - pagina 04.
A administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais, humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia para alcançar objetivos e atingir desempenho excepcional.
LIVRO - Administração nos novos tempos.
As variáveis: A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da administração.
Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da teoria geral da administração. Na verdade, cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação.
Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas. O comportamento das variáveis é sistêmico e complexo: cada um influi e é influenciado pelos outros. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado. Na realidade, a adequação e integração dessas cinco variáveis constituem o desafio da administração.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração.
1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência
aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma
ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.
3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência
aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.
4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma
ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.
5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma
ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem
em seu contexto externo.
http://educacaoexecutiva.com.br/documents/teoria_geral_da_administracao.pdf
2 - Escolas: Clássica, Relações Humanas, Neoclássicas, Burocrática.
Característica da Escola das Relações Humanas;
- Ênfase na psicologia para o estudo das organizações.
- Substituição da abordagem clássica (ênfase nas tarefas e na estrutura) pela abordagem humanista ( ênfase nas pessoas), teve em Elton Mayo(1880-1949) e Kuvet Tewen (1890-1947) seus principais precursores à Teoria Clássica, ali cercada sobre as obras de Taylor e Fauol, cuja hegemonia cobriu tranquilamente as três primeiras décadas do século xx. Disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vida.
[LIVRO - Não foi anotado o nome do livro]
Escola Neoclássica
Quando a chamada Escola Clássica, em um período conturbado, já não supria as dúvidas e os problemas quanto aos trabalhadores, e o mercado de trabalho, a sociedade necessitava de uma teoria que
...