TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese sobre a revolução industrial

A Revolução Industrial surgiu na inglaterra no final do século XIII foi marcado pelo inicio de um avanço tecnologico onde houve a substituição do trabalho humano,pelo trabalho de máquinas que ocorreu mudanças marcantes na vida diaria das pessoas.

No centro da revolução uma nova fonte de energia o motor a vapor,que foi aperfeiçoado por James Watt que servia diariamente na industria.Com tudo o aperfeiçoamento do motor a vapor forneceu uma energia mais barata e mais eficiente modificando e revolucionando a industria e o comercio.

Com a revolução da maquina o mercado cresceu muito e as industrias precisavam de mais trabalhadores e maquinas para uma produção em grande escala.

A mão de obra foi diversificada e cada pessoa foi e cada pessoa se especializava em uma tarefa, e todos os produtos tinha que tornar internacionais, foi preciso de administradores para planejar e executar o que precisava ser feito, como liderar o ser humano e garantir que o trabalho sai da forma correta. Como nessa época surgiram os administradores, tinham um pouco de dificuldade com o analfabetismo sendo que era preciso algumas habilidades para ler e calcular. Na segunda revolução surgiram novas fontes de energia, a eletricidade, o petróleo, houve também a transformação do ferro em aço, a invenção do gerador elétrico.

E na terceira revolução surgiu a tecnologia, computador e biotecnologia.

A revolução industrial é dividida em três periodos no processo da industrialização.

• 1760 à 1850 ocorreu a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia à vapor.

• 1850 à 1900 cresce a concorrencia, a indústria de bens de produção se desenvolve e as ferrovias se espandem e as hidelétricas passariam a ser utilizadas.

• 1900 até dias atuais período que surgiu os meios de comunicação.

Com tudo isso a revolução industrial teve um grande impacto no estudo e na prática da administração.

WWW.blogspot.com .br

teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

Os novos paradigmas como a divisão do trabalho ressaltado por Adam Smith em 1776, o florescimento do comércio, o crescimento das cidades, a urbanização, o mercado em expansão e o aparecimento de novas tecnologias como a máquina a vapor, são alguns dos aspectos essenciais que favoreceram o nascimento da Revolução Industrial e, consequentemente, o campo da Teoria Organizacional. Outros aspectos não muito éticos (perversos?) também colaboraram com o desenvolvimento inicial da revolução industrial no antigo continente. São eles: a exploração de territórios coloniais, os metais e pedras preciosas retirados das terras “conquistadas” e o comércio de escravos. Essas ações favoreceram de certa forma a acumulação de capital pelos países europeus, o que seria fundamental para a construção das novas estruturas de produção.

Henri Fayol foi outro expoente do início do século XX que veio consolidar a administração como ciência, construindo então a Teoria clássica da administração. Fayol desenvolveu a definição e os princípios da gerência e detalhou as cinco funções da gestão: planejar, organizar, comandar,...

Primeira Revolução Industrial – 1780 à 1860: Substituição da força muscular do homem, do animal e da roda de água por força mecânica advinda das máquinas...

Primeira Revolução Industrial – 1780 à 1860

Substituição da força muscular do homem, do animal e da roda de água por força mecânica advinda das máquinas.

Nesta primeira fase da Revolução Industrial as máquinas eram caríssimas e, por conta disso, a expansão capitalista (dos empreendedores capitalistas) ficou circunscrita a um pequeno grupo de empresários. A grande maioria deles nem atendia ao consumidor individual (nem sequer entendiam que era possível fazê-lo), mas tinham contratos com os grandes Estados...

Lembre-se que nesse período ocorre a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789) que são dois grandes marcos históricos. Estas revoluções nada mais foram do que os grandes capitalistas regionais (nacionais) querendo ter exclusividade sobre os mercados locais querendo tirar os grandes capitalistas internacionais (as grandes nações imperialistas) do páreo local...

Segunda Revolução Industrial – 1860 à 1914

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com