Teoria Da Administração E As Escolas Classicas
Exames: Teoria Da Administração E As Escolas Classicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thata1 • 24/9/2013 • 357 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
Passo 1
Etapa 1
Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as praticas usada para administrar. A palavra “administração” vem do latim administratione, significa direção, gerência. É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Em uma empresa, o administrador tem o objetivo de organizar, planejar, coordenar e controlar tarefas para alcançar produtividade trazendo lucros.
Etapa 2
A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.
Os integrantes, Frederick W. Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber, fizeram as primeiras experiências, criaram as primeiras soluções e escreveram as primeiras ideias. Uma de suas principais preocupações era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial. Taylor liderou o movimento da administração cientifica, Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem, os dois com ênfase na eficiência, Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar, weber lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia. O que praticamos e conhecemos hoje é fruto do trabalho desses grandes nomes da historia.
Como a escola clássica se desenvolveu em uma época que a indústria moderna estava surgindo, havia poucos fornecedores para os produtos que as pessoas tinham o desejo de obter, ex. eletricidade e iluminação, automóveis, telefones. A medida que a sociedade industrial evoluiu a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrenta-la.
Com isso surgiu a “escola neoclássica”.
Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade.
Os grandes organizadores dessa parte da historia foram, Pierre du Pont e Alfred Sloan. Suas principais ideias foram estruturação das grandes corporações em unidades de negócios; para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.
Outras ideias importantes como a administração (ou escola) da qualidade, nasceram não propriamente como descendentes dos clássicos, mas como ideias derivadas, associadas a expansão da Revolução Industrial.
...