Teoria Da Administração pública
Ensaios: Teoria Da Administração pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edesiamorais • 7/12/2014 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
Atividade01
Página 32
01. Trabalho no Setor Público na área educacional. Sou professora efetiva da Rede Municipal e Prestação de Serviço para o Estado.
02. Acredito que os objetivos da escola é garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade, promovendo o exercício da cidadania a partir da compreensão da realidade para que possa contribuir na transformação do aluno-cidadão.
Em suma, a meta da escola é fazer aprendizagem significativa do educando.
03. A escola é de fundamental importância para a formação do cidadão, ou seja, é na escola que se forma o cidadão. E o professor é o profissional que forma todos os outros profissionais. A escola prepara o aluno tanto para a vida pessoal como profissional.
A escola é a instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Isso denota afirmar que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações.
04. Sim. Na escola onde trabalho tem o Núcleo Gestor que é composta pela Diretora da escola, a coordenadora Pedagógica e a secretária.
Núcleo Gestor da minha escola não é formado pelo processo de eleição. São cargos de confiança, colocados pelos próprios administradores públicos como prefeito, vereadores, secretários do município. Acredito assim, que nem sempre essas formações se configuram a entre as disciplinas do curso de administração.
Essas disciplinas são de fundamental importância para desenvolver um trabalho coletivo, onde o bem comum deva prevalecer. Também a conviver e se relacionar com as pessoas ao seu redor como alunos, professores, demais funcionários, entre outros.
Também vale ressaltar que é de fundamental importância fazer uma boa administração no setor e econômico.
Infelizmente, a maioria desses administradores de escola pública municipal não tem formação acadêmica para desempenhar tais funções, uma vez que desempenham cargos de confiança e por isso deixam muito a desejar.
Página 51
01. Os níveis de administração podem ser definidos como a alocação de autoridades, gerência, operadores e suas diversas atribuições. Tais níveis são imprescindíveis para executar as funções de Planejar, Organizar, Liderar e Controlar nas organizações.
São três os níveis de administração: o Estratégico, envolvendo a alta administração; o Tático, envolvendo a gerência intermediária e o Operacional, envolvendo todas as atividades operacionais.
Estratégico: é o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa. As tendências do mercado, a situação financeira do mesmo e a sua influência na organização, analisam as mudanças de comportamento do consumidor e qual serão as estratégias políticas e financeiras para adaptar-se as adversidades encontradas. Exemplo: PPP da escola( Projeto Político Pedagógico)
Tático: nesse nível estão inclusos os chefes de cada sessão e os gerentes. Nessa posição as tarefas a serem desempenhadas são todas da área organizacional (financeiro, recursos humanos, linhas diferenciadas de produtos e etc). Esse nível administrativo é também responsável pela implementação das decisões estratégicas tomadas pelo nível acima. Exemplo; as metas estabelecidas e os projetos pedagógicos)
Operacional: Nesse nível os administradores devem extrair o máximo das potencialidades do colaborador através das ferramentas administrativas que lhe são concedidas, seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas no nível tático. Dentre os cargos inerentes a essa posição podemos citar os chefes de equipe e supervisores. Exemplo: trabalho prático, execução dos planos e metas e dos projetos.
É importante reconhecer o papel estratégico de cada um dos níveis administrativos, pois se não houver competências correlacionadas entre os setores, a chance de que as decisões tomadas não sejam repassadas ou cumpridas de maneira eficiente são grandes. Os níveis hierárquicos da administração são importantes definições para o contexto organizacional da empresa.
02. Planejar – O planejamento, característica básica da empresa, é a função administrativa permanente, que inclui a definição de objetivos, diretrizes, planos, determinação de métodos e processos de trabalho, programação de tarefas, etc. Assim, planejar é determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a empresa poderá alcançá-los.
Há dois tipos de planos:
1 – Planos que mostram um resultado a alcançar: são os objetivos ou metas;
2 – Planos que definem os meios para alcançar os resultados: são as políticas ou diretrizes e os procedimentos, rotina ou métodos.
Na escola; A LDB, Matrizes curriculares, PPP, planejamentos coletivos, bimestralmente.
Organizar: É determinar os recursos e atividades necessárias para se atingir os objetivos da organização, combinar esses recursos e atividades em grupos práticos, designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas.
Exemplo: planejamentos coletivos, bimestralmente, ou quando achar necessário. Projetos pedagógicos.
Liderar: liderar é criar uma cultura e valores, divulgar as metas aos funcionários e através da influência despertar neles o desejo de se empenhar mais para alcançar as metas da organização. Diante da concorrência internacional e da diversidade crescente da força de trabalho, a função de liderança está se tornando cada vez mais importante para o sucesso da organização. Abrange não só a qualidade, o estilo e o poder do líder, mas também suas atividades relacionadas à comunicação.
Nesse quesito deixa muito a desejar. A falta de comunicação é muito frequente e ar de superioridade. Algumas vezes, muitas coisas são impostas. Mas há sempre muitas idéias e sugestões.
Controlar: é monitorar as atividades dos servidores analisando se a
...