Teoria Da Adminstração
Tese: Teoria Da Adminstração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbarrosoalmeida • 30/3/2014 • Tese • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
1ª) Teoria da administração científica, quais os seus princípios e quem os criou?
2ª) Quem foi Ford?
3ª) Descreva sobre Fayol?
4ª) Comente sobre o filme de Chaplin - Tempos Modernos.
RESOLUÇÃO:
R-1ª) Criada por Taylor (1903), é uma afirmação que determina uma situação, diante do que se deve fazer quando a mesma ocorrer. Podemos destacar 8 princípios considerados mais importantes.
Planejamento – substitui critérios individuais do operário por métodos planejados e testados.
Seleção – selecionar os operários, treiná-los e prepará-los de acordo com suas aptidões.
Preparo – prepara os trabalhadores, máquinas, ferramentas e equipamentos.
Controle – se certifica de que o trabalho está sendo bem executado segundo o plano empresarial.
Execução – distribui as tarefas e responsabilidades para que o trabalho seja disciplinado.
Remuneração – estabelecer premiações aos funcionários quando esses atingirem os padrões de produção ou ultrapassarem as metas.
Padronização – facilita a metodologia de trabalho utilizada, padronizando e classificando de maneira simples e prática.
Exceção – a atenção e verificação do administrador diante as ocorrências que se diferenciam dos padrões, tanto os positivos e negativos.
R-2ª) Henry Ford começou a vida, quando se instalou em Detroit, para fabricar e vender automóveis. Durante 19 anos fabricou apenas um tipo, o modelo T. Onde vendeu metade da produção de carros do mundo, com cerca de 15,5 milhões de vendas. E o robusto e simples modelo T foi o primeiro carro a caber no orçamento de um agricultor, custando apenas 850 dólares. Os preços caíram ainda mais quando Ford inventou um sistema de fabricação – a linha de fabricação andante que chegou a produzir um fordeco Lizzie a cada 24 segundos. As outras fábricas adotaram o método de Ford para a industrialização, e assim, puderam abastecer o mercado com mais eficiência. Isso o tornou um dos grandes personagens da administração moderna, onde adotou três princípios básicos, a saber:
Princípio de Intensificação: diminuição de tempo na produção de maneira imediata e rápida colocação de mercadoria no mercado.
Princípio da economicidade: redução ao mínimo de estoque, ou seja, diminuir o numero de mercadoria parada. E assim, sendo conseguir o mais rápido possível pagamentos de suas mercadorias à sua empresa antes do vencimento de pagamento da matéria-prima.
Princípio de produtividade: consiste no aumento da capacidade do operário (produtividade), assim nesse mesmo período, tanto um quanto o outro saem ganhando, enquanto o operário sai bem remunerado e o empresário tem maior lucro com a produção.
E a partir da década de 70, esses princípios de Ford passaram por uma reavaliação. Período esse que ficou conhecido como “pós-fordismo”.
R-3ª) Fayol defendia princípios semelhantes ao de Taylor na Europa, baseando-se na alta administração. Fayol foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Outra grande contribuição da teoria de Fayol foi à identificação das principais funções da administração, que são eles: Planejar, Organizar, Controlar e Comandar. Também direcionou seu trabalho para empresa, procurando cuidar da mesma de uma maneira contrária às ideias de Taylor e Ford. Segundo Fayol a administração é uma função diferente das demais funções, como por exemplo, finanças, produção e distribuição. Para ele, o administrador está distinto as operações técnicas da empresa. Porém, sua obra só deixou de ser ignorada quando foi publicada nos Estados Unidos. Fayol relacionou 14 princípios básicos complementares aos de Taylor:
Divisão do trabalho – especialização dos funcionários.
Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito dos supervisores darem ordens. Responsabilidade é a contra partida da autoridade.
Unidade de comando – ordens.
Unidade de direção – possibilidade de o controle único aplicar um plano para o grupo.
Disciplinas – necessidade de estabelecer regras.
Prevalências dos interesses gerais – devem prevalecer sobre os interesses individuais.
Remuneração – deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização.
Centralização – atividades vitais da organização como centro.
Hierarquia – respeito de uma linha de autoridade física.
Ordem – preservar um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Equidade – justiça.
...