Teoria Da Adminstração
Projeto de pesquisa: Teoria Da Adminstração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexs.b • 31/3/2014 • Projeto de pesquisa • 4.180 Palavras (17 Páginas) • 111 Visualizações
Setembro de 2013.
ÍNDICE
Introdução 3
Etapa 1 4
Etapa 2 4
Etapa 3 13
Etapa 4 15
Conclusão 15
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de estudar o surgimento da Teoria da Administração como um evento social, que acompanha a própria evolução humana.
ETAPA 1
A administração é uma ciência social aplicada que estuda os empreendimentos humanos, com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável, com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. O administrador é o responsável pela junção dos recursos financeiros, tecnológicos e humano, levando-o aos objetivos. Entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador saber combiná-los nas proporções adequadas e tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja, dispõe de todos os recursos visto que a capacidade de processamento de informações do ser humano ser limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos voltados às técnicas de Administração. As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar as tarefas e as características do Trabalho de administração. A Teoria Geral da Administração (TGA) começou com ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.
ETAPA 2
Teoria Clássica, Burocracia, Estruturalista, Relações Humanas e Comportamentais,
Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 1856, educado dentro de uma rigorosa disciplina, dedicação ao trabalho e poupança. Começou a vida profissional, como operário de fabrica, se formou em Engenharia no ano de 1885 e foi trabalhar em uma grande siderúrgica, onde desenvolveu estudos que foram base para criar sua teoria, na qual analisou a empresa a partir dos níveis operacionais, falecendo aos 59 anos de idade em 1915, por uma gripe.
A administração cientifica, provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo, Taylor era um engenheiro com muitas idéias, em sua análise a lei cientifica organizavam o quanto um trabalhador pode produzir por dia fazendo a administração cientifica avaliar e usar as leis na operação de sistemas produtivos. Os empregados deveriam ser cientificamente colocados em atividades em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados para que as normas fossem compridas, os empregados deviam receber um treinamento para melhorar suas habilidades e executar a tarefa para que a produção fosse realizada
Taylor concluiu que o operário produzia muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível. Surge, a idéia mecanicista onde o trabalhador se adequaria à máquina. Analisou então que, o trabalhador mais esforçado perdia o estímulo quando recebia salário igual ao que produzia menos, então surgia à necessidade de criar condições para remunerar melhoro operário que desempenhava um melhor trabalho.
Em seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Cientifica, identificou três deficiências na indústria de sua época:
Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam de propósito a produção em cerca de um terço, para evitar a redução de salários pela gerencia.
São três causas determinantes da vadiagem no trabalho:
• O engano, disseminado entre os trabalhadores.
• O sistema de administração precário, onde força os operários à ociosidade no trabalho.
• Os métodos ineficientes utilizados nas empresas.
A gerencia da Indústria naquela época não conhecia as rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização, faltava uniformidade das técnicas ou dos métodos de trabalho.
A implantação da Administração Cientifica deve ser gradual requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo. O elemento da Administração Cientifica são: estudo do tempo e padrões de produção;
Para Taylor o operário não tem capacidade intelectual e nem meios para analisar cientificamente seu trabalho e definir qual o método ou processo mais eficiente, de forma geral, o supervisor deixava o critério de cada operário à escolha do método ou processo para executar suas tarefas, com a Administração Cientifica ocorre uma divisão de uma responsabilidade: a administração fica com o planejamento e o
...