Teoria Da Admistracao
Artigo: Teoria Da Admistracao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jubella • 16/9/2013 • 739 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Surgimento das Teorias da Admistracao
O conjunto de elementos, que integram a administração hoje, é o resultado de uma mecânica acumulativa, histórica e social de conhecimentos que começou lá na pré-história, passou pela Antiguidade, pela Idade Média, até chegar a nossos dias.
Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros
para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos
Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da Antigüidade, foram importantes, como: Egípcios – burocracia administrativa; Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas; Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais – guildas; Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.
Grandes filosofos da Idade Antiga deixaram seus escritos, para admistracao moderna. Socrates tinha admistracao como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento tecnico e da experiencia. Platao em sua obra A Republica expoe a forma de governo e admistracao dos negocios publicos.
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos de seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresasda atualidade.
O fenômeno que gerou a moderna admistracao ocorreu no final do século XVIII e ao longo do século XIX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas,chamou-se Revolução Industrial. Teve inicio na Inglaterra e foi dividida em duas epocas. A primeira Revolucao Industrial ou revolucao do carvao e do ferro, passou for quatros fases:
- Mecanizacao da Industria e da Agricultura
- Desenvolvimento do Sistema Fabril
- Aplicacao da Forca Motriz a Industriael
- Espetacular aceleramento dos transportes e das comunicacoes
Segunda Revolucao Industrial ou a do aco e da eletrecidade com as seguintes caracteristicas:
- Cresce o dominio da industria pela ciencia
- Capitalismo Industrial da lugar ao capitalismo financeiro
- Ferro e substituido pelo aco como material industrial baixo
- Vapor pela eletrecidade e o petroleo como fontes de energia
Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo e por consequencias da Revolucao Industrial que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das organizacoes
...