Teoria Das Finanças públicas
Exames: Teoria Das Finanças públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caffee • 3/11/2014 • 568 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
1. Pesquise, em artigos científicos, sobre a Teoria da Concorrência entre Partidos de Schumpeter e Teoria Econômica da Democracia de Downs. Discorra sobre essas teorias. Obs.: Utilize a busca do Google acadêmico e faça as devidas citações bibliográficas.
R = A teoria da Concorrência entre os Partidos: Segundo Schumpeter não se pode julgar um partido pelas idéias que eles adotam mais sim pelos princípios que fazem parte de sua ideologia, pois um partido é formado por um conjunto de indivíduos com um objetivo em comum que nada mais é que lutar pelo poder político e o seu direito de governar.
Onde estes partidos são divididos de acordo com a sua ideologia que pode ser extrema direita, esquerda ou ainda pode ser de centro, onde travam a disputa pelo votos dos eleitores procurando se tornar o partido que vai governar.
Schumpeter considera que é necessário que exista mais de um partido político na disputa pelo poder, pois assim o eleitor terá mais opção em quem votar.
Teoria Econômica da Democracia: de acordo Downs para que exista democracia é necessária à competição entre os partidos na disputa pelos cargos públicos.
Segundo Downs, os governos são importantes em todas as formas de economia, mais a teoria econômica não determina nenhuma regra de como se comportar, para ele cada ação é planejada para justificar os fins políticos e econômicos.
Para Downs existem três condições que são fundamentais: uma cultura política democrática que visa permitir partidos de oposição; uma atmosfera de graus variáveis de incertezas; e um eleitorado racional.
2. Qual a classificação de indivíduos segundo a Teoria Econômica da Democracia. Explique cada uma dessas classes.
R = Segundo a Teoria Econômica da Democracia, a sociedade é composta de indivíduos que são classificados em três tipos básicos:
• Os cidadãos: são os financiadores dos serviços prestados pelo setor público que tem preferências definidas em relação à estrutura dos gastos públicos;
• Os políticos: que agem em nome dos cidadãos e tomam as decisões sobre quais os serviços públicos a serem realizados;
• Os burocratas: são aqueles que executam as decisões tomadas pelos políticos.
3. Levante e analise a partir da leitura de jornais e revistas nacionais um exemplo de ineficiência e outro de eficiência administrativa no setor público.
R = Como exemplo de ineficiência no serviço público eu posso citar o que esta ocorrendo na segurança pública do estado de São Paulo com o aumento da criminalidade contra o servidor público e o cidadão que perderão o seu direito de ir e vir e se tornarão reféns desta situação, por que o estado tem uma gestão administrativa que se omite e negligencia estes cidadãos, esta má administração se reflete em penitenciárias superlotadas, um policiamento mau estruturado contra criminosos bem armados e cada vez mais organizados, déficit no quadro de funcionários de toda a segurança pública e falta de segurança para estes servidores cumprirem o seu papel com decência.
Como exemplo de eficiência no serviço público pode se citar o serviço eleitoral que foi totalmente informatizado com a criação
...