Teoria De Liderança Por Traço
Trabalho Escolar: Teoria De Liderança Por Traço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gazimorais • 6/10/2013 • 377 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
2 TEORIA DOS TRAÇOS
É de fato que existem vários tipos de liderança, mas e comum encontrar traços marcantes entre os que lideram, que se distingue da personalidade das demais pessoas; e com essas características independente, o líder poderá exercer uma grande influência no comportamento das pessoas que estão ao seu redor, exercendo assim o seu papel de cativar os demais para realização dos objetivos desejado. E com esse papel podemos destacar traços relevantes na tentativa de identificar um líder, como físicos (força, energia e aparência e peso), intelectuais (adaptabilidade, autoconfiança e entusiasmo), sociais (cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativas) e de realização de tarefas (impulso, persistência e iniciativa). Mas seis traços entre os comumente costumam diferenciar os lideres dos liderados, segundo as pesquisa. São eles:
- Ambição e energia;
- Desejo de liderar;
- Honestidade;
- Integridade;
- Autoconfiança;
- Inteligência.
E com forma de identificar traços únicos de um líder, as pesquisas mostraram limitações da teoria, e Robbins (1999), mostra pelo menos quatro delas:
1. Não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação.
2. Os traços preveem melhor o comportamento em situações “fracas” do que em situações “fortes”. Ex: Se uma Empresa A estiver passando por uma crise, algumas não permitem que o líder tenha liberdade para agir como gostaria, é obrigado aceitar certas decisões que eles acham o que é certo para a organização.
3. As evidências são pouco claras quanto à separação de causa e efeito. Ex: Seriam os líderes mais autoconfiantes ou o sucesso na liderança é que leva à autoconfiança ?
4. Os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.
Nas pesquisas sugere-se a automonitorização para não misturar fatores externos e situacionais com assuntos organizacionais. Tendo ter como habilidade o processo de vestir a mascara pública para diferenciar com a personalidade privada, e com o estudo foi constatado que os que lideram tem maior controle no automonitoramento, pois se adaptam com as condições do ambiente para seguir com a sua imagem de líder.
Assim conclui-se com as pesquisas realizadas ao longo do século XX que: “Alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso como líder, mas nenhum dos traços garante o sucesso”.
T
...