Teoria De Sistemas
Artigos Científicos: Teoria De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaminc • 29/9/2014 • 666 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Teoria de Sistemas
Esta teoria surgiu na década de 60 tendo como base os principais conceitos da cibernética que envolve os estudos dos sistemas, da ciência da comunicação e do controle.
Seu precursor foi Ludwig Von Bertalanffy, que definiu sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados e integrados visando o alcance de um objetivo determinado, e um dado resultado ou uma determinada função.
Com uma abordagem integrativa a teoria de sistemas fundamenta-se em três premissas: os sistemas existem dentro de sistemas, eles são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura.
Assim as organizações são consideradas como sistemas de papéis onde os trabalhadores agem como transmissores de papel, atores e pessoas focais.
Da definição de Bertalanffy decorrem as seguintes características de um sistema:
Todo sistema em um ou alguns propósitos ou objetivos – Propósito ou objetivo;
Tem uma natureza orgânica através da qual uma ação que produza uma mudança em uma das unidades,muito provavelmente ira produzir mudanças em todas as outras unidades – globalismo ou totalidade;
Tendência para o desgaste, para desintegração, o afrouxamento dos padrões e o aumento da aleatoriedade – entropia – à medida que aumenta a informação diminui a entropia;
Há um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema – homeostasia.
Há uma grande variedade de sistemas e uma ampla gama de tipologias para classificá-los, de acordo com certas características básicas.
Quanto a sua constituição:
Físicos ou concretos: quando compostos de equipamento, de maquinaria e de objetos e coisas reais(equipamento, objetos, hardware);
Abstratos ou conceituais: quando compostos por conceitos, planos, hipóteses e idéias que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos, planos, idéias, software).
Na realidade, há uma complementaridade entre sistemas físicos e abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar, e os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.
Quanto a sua natureza:
Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.
Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.
Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam-se por suas propriedades, o valor e as descrição das dimensões do sistema. Seus parâmetros são:
Entrada ou Ensumo - é a força de partida do sistemaque fornece a energia para operação do mesmo;
Saída ou Produto - é a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema,
...