Teoria De Vantage
Monografias: Teoria De Vantage. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: takudzua • 19/11/2013 • 712 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
VANTAGEM COMPARATIVA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Renato Golin da Cunha
Uma teoria antiga da Economia não tem sido suficientemente explorada pelas empresas no mercado altamente competitivo dos dias de hoje. Trata-se da vantagem comparativa, que foi abordada pela primeira vez pelo economista inglês Davi Ricardo.
Vamos exemplificar o princípio da vantagem comparativa para que se possa visualizar sua aplicação dentro das empresas. Imaginemos duas propriedades ou empresas agrícolas situadas uma no Brasil e outra no Paraguai que produzem dois produtos: soja e trigo.
A do Brasil tem uma estrutura que lhe permite produzir 2,5 toneladas por hectare por ano de soja e 1,5 toneladas por ano de trigo, enquanto que a do Paraguai tem uma produtividade de 1 tonelada por hectare por ano tanto para a soja como para o trigo.
A propriedade brasileira apresenta uma vantagem absoluta em relação à propriedade paraguaia, tanto na produção de soja como no trigo porque sua produtividade é maior nos dois casos. Entretanto, ao compararmos a produtividade relativa entre os dois produtos nas duas propriedades, constatamos que a propriedade brasileira apresenta produtividade 2,5 vezes superior na produção de soja e de apenas 1,5 vezes na produção de trigo. Segundo a teoria, a propriedade brasileira apresenta uma vantagem comparativa na produção de soja e a propriedade paraguaia, mesmo não tendo vantagem absoluta, tem apresenta uma vantagem comparativa relativamente à produção de trigo.
A teoria de Ricardo preconiza que as empresas e os países devem dedicar-se e especializar-se nos setores que usufruem vantagem comparativa e procurar estabelecer relações comerciais entre si envolvendo parte ou totalidade de sua produção. Para a clara visão do que contém a teoria, continuamos nosso exemplo, imaginando que cada uma das propriedades disponha de 1000 hectares para a produção de cada uma das culturas.
A plena produção das duas está apresentada no quadro abaixo:
Propriedade Produto Área Plantada Hectares Produção
Toneladas
BRASIL SOJA 1.000 2.500
BRASIL TRIGO 1.000 1.500
PARAGUAI SOJA 1.000 1.000
PARAGUAI TRIGO 1.000 1.000
Para que cada empresa possa dedicar-se à produção daquilo que detém vantagem comparativa, seguiremos didaticamente destinando na propriedade brasileira, 500 hectares da cultura de trigo para soja e na propriedade paraguaia, 500 hectares da produção de soja, passam a ser explorados para a cultura do trigo. Dentro dessa nova estrutura de produção teremos o quadro abaixo:
Propriedade Produto Área Plantada Hectares Produção
Toneladas
BRASIL SOJA 1.500 3.750
BRASIL TRIGO 500 750
PARAGUAI SOJA 500 500
TRIGO 1.500 1.500
A propriedade brasileira teve sua produção de soja aumentada de 1.750 toneladas enquanto que sua produção de trigo ficou reduzida em 750 toneladas. Um acordo comercial entre as empresas pode permitir que a empresa brasileira compre da paraguaia, as 750 toneladas de trigo que deixaram de ser produzidas, pagando-as com soja na relação de preço entre os produtos que deve ser inferior a 1 tonelada
...