TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dialética

Dissertações: Teoria Dialética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Dialética

Antes de começarmos a falar sobre a teoria dialética temos de saber a fonte de tudo, isso é, conhecer a origem da palavra dialética e entender o porquê essa teoria é assim chamada.

A palavra dialética vem do termo grego dialektiké que significa:

Dialogo: conversação entre duas ou mais pessoas

Debate: discussão entre duas ou mais pessoas

Persuadir: Convencer uma pessoa com o uso de técnicas

Raciocinar: é uma operação lógica discursiva e mental

Juntando esses fatores temos então o fundamento de que dialética é a contraposição de ideias para torná-las outras ideias melhores ou piores.

Temos como exemplo de dialética na comunicação as teorias de Theodor Adorno que fala em seu livro “dialético negativo” sobre a dialética negativa no qual ele fala sobre a emancipação do homem e faz um debate consigo mesmo.

A dialética pode ser aplicada em diversas áreas profissionais como:

Política;

Comunicação;

Advocacia;

Filosofia;

Física;·.

Entre outras inúmeras profissões.

Outro grande exemplo de aplicação da dialética é em nossos relacionamentos com outras pessoas no simples fato de defendermos nossos interesses enquanto a outra pessoa defende os dela.

Com tudo isso chegou à conclusão de que a Teoria Dialética simplesmente defina a ação de defendermos quaisquer tipos de ideais que existem confrontações como o Socialismo e sua confrontação pela Democracia e assim por diante.

A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de ideias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.

A dialética também é uma maneira de filosofar, e seu conceito foi debatido ao longo de décadas por diversos filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Hegel, Marx, e outros.

Dialética é o poder de argumentação, mas também pode ser utilizado em um sentido pejorativo, como um uso exagerado de sutilezas.

Tendo sua origem na Grécia, ela foi estudada e utilizada por diversos pensadores da época. A seguir, segue informação sobre eles:

Platão - para ele, a dialética é a única maneira de se obter o verdadeiro conhecimento, pois com perguntas e respostas se inicia a busca pela verdade.

Segundo dele, o mundo das idéias (parceiro do mundo sensível) só era obtido através da dialética.

Hegel - para ele, a Dialética se dividia: primeiro vinha a tese, ou ideia, seguida da antítese, que se contrapunha à ideia original, e a síntese, resultado final gerado pelos outros dois, que é a superação da contradição. Esse ato, segundo ele, foi o que gerou toda a sociedade como conhecemos.

Karl Max -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com