Teoria Dos Sistemas
Artigos Científicos: Teoria Dos Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gugutata • 14/6/2013 • 2.767 Palavras (12 Páginas) • 481 Visualizações
RESUMO
Para os futuros administradores, o entendimento do que são e de como funcionam as teorias dos Sistemas são essenciais para o bom entendimento de uma organização como todo e como ela se interage tanto com os sistemas maiores e mais complexos e com os menores e mais simples.
No entanto o entendimento desses sistemas é um pouco complexo e possuem diversas controvérsias, muitas coisas são discutidas entre os apoiadores das varias teorias dos sistemas.
Toda a pesquisa foi baseada nas mais recentes obras a respeito do assunto, e sobre a aplicação do estudo dos sistemas dentro da administração, voltada ao entendimento dos alunos e resoluções de problemas dentro de uma empresa.
Índice
1. INTRODUÇÃO.................................................................................5
2. CONCEITO.......................................................................................6
3. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA..................................................6
4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS......................................................8
5. PENSAMENTO SISTÊMICO...........................................................8
6. SISTEMA.........................................................................................8
6.1 Ambiente....................................................................................9
6.2 Sistema aberto...........................................................................9
6.3 Sistema Fechado.......................................................................9
6.4 Sinergia/ Entropia......................................................................9
6.5 Realimentações.........................................................................9
7. ABORDAGEM SISTÊMICA à ANALISE ORGANIZACIONAL.........10
8. TEORIA REDUCIONISTA E TEORIA SISTÊMICA...........................10
9. INTERDISCIPLINARIDADE...............................................................11
10. APLICAÇÕES...................................................................................11
11. CONCLUSÃO...................................................................................11
12. BIBLIOGRAFIA................................................................................12
13. QUESTÕES......................................................................................13
14. COLABORAÇÕES DOS ALUNOS..................................................15
1. Introdução
A 'teoria de sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. Sistema, do grego, significa combinar, ajustar, formar um conjunto. Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Surgiu da percepção de cientistas que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis em outras ciências, sejam físicas, químicas ou sociais.
A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. (ALVAREZ, 1990). Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica.
Na teoria dos sistemas, por ser muito amplo, não pode ter todos os seus elementos descritos significativamente.
Os sistemas existem dentro de sistemas. As moléculas existem dentro de células, as células dentro de tecidos, os tecidos dentro dos órgãos, os órgãos dentro dos organismos... Deixando clara a dependência de um com o outro.
Os sistemas são abertos. Ele é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio com o ambiente.
As funções de um sistema são dependentes de sua estrutura. Para os sistemas biológicos e mecânicos essa afirmação é intuitiva. Por exemplo, os tecidos musculares se contraem porque são constituídos de uma estrutura celular que permitem contrações. Na sua constituição os sistemas podem ser:
Físicos: coisas concretas.
Abstratos: quando não há realidade, pois pode ser composto por ideias, hipóteses, etc.
Quanto á sua natureza, os sistemas podem ser:
• Abertos: evitam o aumento de entropia e podem desenvolver-se em direção a um estado de crescente ordem e organização, assim, essa natureza de sistema está aberta a relações de intercâmbio com o ambiente. Os sistemas abertos não podem viver isoladamente.
• Fechados: são os sistemas sem intercâmbio com o meio ambiente. São os que com sistema totalmente programado, podem viver isolados e não influenciam com o ambiente.
• A categoria mais importante dos sistemas abertos são os sistemas vivos, abordando níveis do indivíduo, do grupo, de organizações e de sociedades.
2. Conceito
1. O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que
...