Teoria Neoclássica
Dissertações: Teoria Neoclássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniela • 4/12/2013 • 1.718 Palavras (7 Páginas) • 468 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Teoria Neoclássica da Administração trata-se de uma retomada da Teoria Clássica e Científica da Administração. A Teoria Neoclássica foi aprimorada para que o administrador pudesse dar mais ênfases nos princípios da administração de uma forma mais eclética porém sem perder a ênfase nos resultados através dos objetivos.
2. TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica aplicada no figurino das empresas de hoje. Também chamada de Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração.
Em 1950, surgiu a Teoria Neoclássica, a partir de um novo contexto social e de crescimento acelerado das organizações, surgiram também alguns problemas, onde a Teoria Neoclássica, sendo uma retomada mais atualizada para época das Teorias Clássicas e também de outras teorias administrativas visando de uma forma mais eclética solucionar os problemas e atingir os objetivos.
Seu principal tutor foi Peter Drucker, considerado o pai da Administração por Objetivos.
Principais características básicas:
Ênfase na prática da administração: forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e busca de resultados concretos e palpáveis, mais ainda aproveitando-se dos conceitos teóricos.
Coloca grande ênfase nos objetivos e nos resultados, pois considera que as organizações existem para alcançar objetivos e resultados, e é em função disso que a organização deve ser articulada.
Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, ajustando-o de acordo com as circunstâncias da época atual.
Administração como técnica social: a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.
De acordo com a Teoria Neoclássica há 3 aspectos principais nas organizações:
• Quanto aos objetivos: as organizações são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social.
• Quanto à administração: todas as organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa.
• Quanto ao desempenho individual: é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações.
3. FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR
Na teoria neoclássica, as funções do administrador receberam uma nova e atualizada aos elementos da administração defendidos por Fayol (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar). Os administradores tem as seguintes funções: planejamento, organização, direção e controle. O desempenho dessas funções básicas forma o processo administrativo.
Nos dias de hoje, podemos dizer que a prioridade das empresas passou a ser equipe de trabalho (pessoas), e com isso o equilíbrio de gestão de pessoas e negócios devem ser compreendidos para que alcance bons resultados na empresa.
Administrador deve, primeiramente, entender o funcionamento da sua empresa como um todo, deve compreender a cada setor. Porque e para que certo departamento da sua empresa existe. O administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas distribuindo cada função de maneira objetiva sem sobrecarregar alguns funcionários e outros não, saber dividir as tarefas visando resultados satisfatórios.
Algumas Funções Básicas de um bom Administrador: Planejamento, Organização, Controle, Liderança e Execução e Habilidade Humana.
• Planejamento - traçar um plano de ação para o presente e futuro.
• Organização - são muito importantes para o desenvolvimento da empresa ,clientes e usuários, funcionários, fornecedores e para a comunidade em geral a organização precisa ser bem administrada.
• Controlar - assegurar se tudo ocorre de acordo com o planejado, às ordens dadas e os princípios adotados.
• Liderança- saber liderar uma equipe, seguido de respeito mutua com os seus subordinados e chefia.
• Execução – assegurar se tudo ocorre de acordo com o cronograma acertado.
• Habilidade Humana - Consiste na capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
4. EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias da administração são o espelho do momento histórico em que são produzidas, sendo assim, após a Segunda Revolução Industrial, a partir de 1860 a 1914, nasce a substituição do paradigma até então seguido baseado no carvão, ferro e máquina movida a vapor, agora o aço, a eletricidade e o petróleo, assiste-se um desenvolvimento do capitalismo marcado pela substituição das pequenas empresas por grande empresas ligadas a produção industrial em grande escala, onde as máquinas automáticas chegaram e foi exigido conhecimento especializado para seu uso, iniciam-se os primeiros estudos e teorias sobre a organização do trabalho. Essa transformação da economia essencialmente agrária para a economia industrial com sistemas mecanizados e especializados, fez com que o homem migra-se do campo para as cidades. Nessa nova reestruturação surgiu uma necessidade de uma nova visão sobre a administração do trabalho, voltada para ampliar a produtividade e organizar a relação funcionário x patrão.
Em 1900, surgiu a Teoria da Administração Científica (TAC), por Frederick W Taylor (1856 – 1915) visando melhorar a eficiência do trabalho, essa teoria partiu do princípio que sempre haveria uma melhor forma, uma melhor ferramenta para se realizar o trabalho, com menor esforço e maior aproveitamento de tempo, estabelecia-se um pagamento através de peças produzidas.
No início do século XX, por volta de 1916, surgiu a Teoria Clássica da Administração (TC), Henry Fayol (1841 – 1925) foi seu maior mentor, também conhecida como Teoria da Gestão Administrativa, tinha como foco em sua essência organizar as funções de um administrador, entre planejar, organizar, direção e controle, seus princípios são aplicáveis
...