Teoria Neoclássica
Relatório de pesquisa: Teoria Neoclássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscillaRJordao • 20/2/2015 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Em 1950 a ótica da teoria Neoclássica mudou de direção, passando a olhar para os objetivos da organização, o enfoque passou para os objetivos a serem alcançados. Houve uma preocupação em “pra quê” ou “por quê” administrar, acarretando em uma revolução na administração, modificando a ideia de: trabalhar para produzir resultados.
Em 1954 aparecia a APO( Administração Por Objetivo), um modelo administrativo com o espírito pragmático e democrático da teoria Neoclássica, que têm como criador Peter F. Drucker, que publicou um livro, “The Practice of Management”. Na APO gestores e subordinados podem identificar objetivos comuns, definindo para ambos as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados. Analisam o resultado final, o desempenho de ambos pode ser avaliado juntamente com os resultados alcançados e os esperados. A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faço-o você mesmo” não é aconselhável em APO. Pois exige integração e coordenação de esforços.
Características da APO
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo.
3. Interligação entre os vários objetivos táticos ou departamentais.
4. Ênfase na mensuração e no controle dos resultados.
5. Contínua avaliação, reavaliação, revisão e reciclagem dos planos.
6. Participação atuante das gerências.
FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS
É a declaração escrita do que se pretende alcançar. Proporciona à organização uma diretriz certa no sentido de uma finalidade comum. Esta fixação promove:
• O trabalho em equipe e podem ser usados para eliminar as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização;
• Serve de base segura para verificar o valor das metas e dos planos e ajudam a evitar erros devidos à omissão.
• Maiores as possibilidades de previsão do futuro. Uma organização deve dirigir o seu destino, em vez de submeter-se a fatalidade ou ao acaso.
• Objetivos que ajudam a orientar e a prever distribuição criteriosa dos recursos.
• A implicação de uma técnica sistemática de gerência. Forte ênfase é colocada no planejamento e no controle.
Critérios de Escolha dos Objetivos
A escolha dos objetivos é baseada nas necessidades e na sua contribuição para alcançar os resultados dentro da organização. Critérios:
• Procurar atividades que tenham maior impacto sobre os resultados;
• O objetivo dever ser claro, específico, mensurável e basear-se em dados concretos e postos por escrito para posterior acompanhamento;
...