Teoria X E Y
Monografias: Teoria X E Y. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marirocha • 22/5/2014 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 362 Visualizações
Teoria X e Teoria Y
Mcgregor criador das Teorias X e Y, nasceu em Detroid em 1906, foi um professor universitário americano ele se licenciou em Harvard, onde lecionou psicologia social e foi professor de psicologia no MIT; Em 1948 era presidente do Antioch College em Yellow Springs e em 1962 lecionava as disciplina de gestão industrial na Sloan Fellows onde desenvolveu suas teorias.
Primeiramente devemos saber quem foi Mcgregor e quais foram suas teorias.
Mcgregor para dar origem a sua teoria ele baseou-se na comparação de dois estilos opostos, nas teorias tradicionais mecânicas onde não se dava importância para o lado psico social dos trabalhadores e essa teoria ele denominou X, do outro lado à teoria nomeada Y, uma, teoria mais moderna baseadas do comportamento humano.
Teoria X:
É a teoria tradicional de administração baseada em convicções erradas sobre o comportamento humano, tais como:
Pessoas são indolentes e preguiçosas por si só: elas sempre iram evitar o trabalho ou fazer mínimo de esforço em trocas de recompensas financeiras e materiais.
As pessoas são sem ambição: elas não gostam de ter responsabilidades, e preferem ser chamadas para sentirem- se seguras em suas dependências. O homem é egocêntrico e seus objetivos pessoais são no geral contra os objetivos da organização. Sua natureza, o leva a resistir às mudanças o fazem procurar sua segurança e por isso as pessoas não pretendem assumir riscos que as punham em situações de perigo.
Suas dependências as transformam em pessoas sem autocontrole e autodisciplina: Elas precisam ser controladas e direcionadas por sua administração.
Essas concepções a respeito da natureza humana formam a Teoria X, refletem em um estilo de administração dura, rígida e autocrática que faz com as pessoas trabalhem em sistemas padronizados e organizados, tendo em vista apenas os objetivos da organização, onde as pessoas são usadas apenas como meros peões para a empresa.
Para a teoria X, a administração segue o aspecto de que deve gerar recursos para a empresa (dinheiro, bens materiais, equipamentos e pessoas), visando exclusivamente ao interesse econômico da organização.
A administração dirige seus esforços para controlar as pessoas para elas serem incentivadas (financeiramente), a empresa quer controlar suas ações e modificar seu comportamento para atender as necessidades da empresa.
Sem uma intervenção ativa por parte da administração, as pessoas seriam relapsas, quanto às necessidades da empresa, ou mesmo iriam contra tais necessidades. As pessoas devem ser manipuladas, coagidas, recompensadas, punidas e controladas. As atividades dessas pessoas devem ser dirigidas em função aos objetivos da organização.
A maioria das pessoas são incentivadas por seus salários, a organização deve usar a remuneração como modo de incentivo para o trabalhador que exerce sua função de bom grado, e para aqueles que não se dediquem as suas funções deve ser usado como modo de punição.
A Teoria X representa os estilos das teorias da administração científica de Taylor, da teoria clássica de Fayol e da teoria burocrática de Webber em diferentes etapas da teoria administrativa, como: repressão da iniciativa individual, aprisionamento criativo, estruturamento de atividades através da rotina de trabalho. A Teoria X leva os indivíduos a fazer exatamente o que o sistema manda independente de sua opinião. Quando um gestor decide que a linha de produção é da esquerda para direita sem outras alternativas ele esta aplicando a Teoria X,o fato dele fazer isso de forma suave ou bruta não faz diferença ambas são a Teoria X. A própria teoria do RH em sua forma demagógica também é uma forma enganosa de aplicar a teoria de Mcgregor.
Teoria Y:
É uma concepção moderna de administração de acordo com a teoria comportamental ela é baseada em concepções modernas a respeito do comportamento humano e sua natureza a, saber:
As pessoas não têm desprazeres ao trabalharem e em certas condições, o trabalho é uma forma de satisfação quando feito de boa vontade ou de punição quando é sempre evitado. A aplicação de esforço mental ou físico é natural em qualquer trabalho.
As pessoas não são passivas ou resistentes ao trabalho ou as necessidades
...