Teoria da contingência
Resenha: Teoria da contingência. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: psantos31 • 4/9/2013 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é , aquele que presta um serviço a outro.
Sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.
Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis:
Tarefas
Estrutura
Pessoas
Ambiente
Tecnologia
1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth
1909 Teoria da burocracia - Weber
1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol
1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin
1947 Teoria das decisões - Simon
1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig
1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist
1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman , Druker
1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor
1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis
1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch
Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas.
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.
Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.
Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados.
A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações , onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.
...