Teoria de Sistemas
Seminário: Teoria de Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edmunda • 16/6/2013 • Seminário • 6.191 Palavras (25 Páginas) • 484 Visualizações
Trabalho sobre a Teoria de Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy, elaborado por Beatris Schoffer, Divaldo C. Maciel, Juliana Fachi Vieira, Julio Cezar Eissmann, Uilian Pamplona
O trabalho a ser apresentado trará ao nosso conhecimento Ludwig Von Bertalanffy, biólogo e filósofo, que nasceu em Viena em 1901. Foi o criador e principal expoente da Teoria geral dos Sistemas. Bertalanffy foi reconhecido no mundo inteiro como o pioneiro em defender a visão organística na biologia e o papel da simbologia na interpretação da experiência humana.
A Teoria Geral de Sistema criada por Ludwig, foi introduzida anteriormente a cibernética, à engenharia dos sistemas e ao surgimento de campos afins. Outros autores criaram preliminares no campo da mesma teoria, mas nenhum tratou com tanta generalidade os sistemas. Diante de uma série de problemas, principalmente, biossociais, e práticos criados diante da tecnologia, é que se viu a necessidade de abordar com mais profundidade os sistemas.
Em 1920 Ludwig, percebia inúmeras falhas na teoria da biologia. O modelo mecanicista parecia prevalecer na época e isso desprezava o que é essencial na vida humana. E o autor passou a criar a filosofia de mecanismo orgânico.
Será feito ao longo do trabalho uma análise da conexão do seu trabalho experimental sobre o metabolismo e o crescimento e sua busca para concretizar os seus estudos, onde com isso, foi criada uma teoria de sistemas abertos. Na época, isso não existia, o modelo era mecanicista, e só era percebido o que acontecia internamente dentro de uma organização. Veremos que foi ai que Bertalanffy, surgiu com sua teoria de Sistemas Abertos, como nos mostra em seu livro “Teoria Geral dos Sistemas”. Diz que os sistemas abertos são caracterizados por um processo de intercâmbio infinito com seu ambiente, tendo visão mais abrangente para fora também da organização. Isso exigia, portanto, maior expansão e sendo assim, buscando então a generalização dos princípios cinéticos e da teoria termodinâmica. Através desse acontecimento, viu-se que os fenômenos biológicos e também nas ciências exatas e do comportamento são aplicáveis os modelos de expressões matemáticas. Diante de todos esses fatos e estudos, revelaram-se os problemas de ordem, organização, totalidade, teleologia… que não existiam para a visão mecanicista, e diante disso, surgiu a ideia de “Teoria Geral dos Sistemas”.
Na teoria os elementos que formam um sistema são visto como um todo, sendo praticamente impossível estudar seus elementos separadamente. Qualquer mudança em alguma parte de um sistema, pode vir a afetar todo o conjunto.
Segundo BRAUCKMANN (1999), naquele período o autor não teve situação favorável para sua teoria, a biologia era interpretada como trabalho de laboratório e ao publicar seu livro Theoretische Biologie em 1932, Ludwig sofreu, sendo que não foi respeitado. O autor precisou superar suas inibições e ir além pra ser reconhecido, quando conseguiu criar o artigo que provava sua teoria, a revista que iria ser publicada foi destruída na Guerra. Após isso, é que sua teoria foi apresentada em conferências, onde muito foi discutida.
Será discutido a finalidade de sua teoria que foi recebida sem credibilidade e até mesmo como falsa e norteadora. Muito aos poucos é que se foi vendo que a teoria atendia a uma secreta tendência de várias disciplinas, que esta buscava algo que fosse comum a todos os ramos da ciência e que se buscava denominadores comuns para se estudar os sistemas vivos. Só então, é que passaram a validar e tornar aplicável a diferentes setores do conhecimento humano.
O trabalho mostrará que Bertalanffy com suas pesquisas buscou saber os conceitos, leis e modelos em vários campos e também transferir a utilidade de um campo para outro, pretendia-se criar modelos teóricos, reduzir a duplicação do esforço teórico em diferentes campos e promover a unidade da ciência, diante de uma boa comunicação entre eles.
Buscara estudar e criar uma discussão da teoria para compreender se esta abriu as portas para outra linha de desenvolvimento. Já que a partir daí surge à tecnologia dos computadores, da teoria da informação e das máquinas autorreguladoras, enfim, a cibernética, que se torna uma parte da teoria dos sistemas.
Podemos afirmar que a Teoria Geral de Sistemas, surgiu para aproximar e preencher os espaços vazios entre as ciências. Buscando produzir conceitos que possam criar condições de aplicar na realidade.
Diante de sua teoria e de saber qual seu propósito, vemos a necessidade de compreender mais profundamente qual seria o conceito de sistemas, já que Ludwig através destes procurou unificar as ciências. BERTALANFFY (2008) nos mostra que Sistemas é um conjunto de diversos elementos interrelacionados, partes de um todo… que buscam realizar atividades com a mesma finalidade. Conceito este que será muito abordado no decorrer do trabalho já que este é a base de sua teoria.
As interrelações das partes de um todo, podem tanto ser dependentes, onde necessitam umas das outras ou até mesmo de forma descentralizadora, sendo assim independente. Os sistemas possuem potencial que expressa seus estados, quanto maior for a capacidade, ou a força, maior será seu potencial, e melhor será para todo o sistema. É preciso unir todos os potenciais de cada parte do sistema, para que o todo funcione e gere um potencial livre, que significa uma maior e mais longa interação entre as partes.
Ao decorrer do trabalho será visto como os sistemas são classificados, e qual sua importância para o estudo que se realizará.
A perspectiva sistêmica vem sempre mostrando preocupação com a estrutura funcional e gerando maior aceitação, ainda que com certas restrições por alguns cientistas e com a realização deste trabalho pretende-se analisar o quanto essa teoria se torna útil, verdadeira e importante para as organizações.
Muitas são as limitações que foram dadas a Teoria, sendo acusada de ser uma ilusão cientifica, alegando também que os estudiosos dão mais ênfase ao ambiente do que as relações entre organização e ambiente… durante o processo de estudo aqui realizado, buscaremos fazer uma análise mais crítica de suas limitações após estudar todo o objetivo e fundamentos da teoria.
Contudo podemos afirmar que buscaremos ao realizar o trabalho, conhecer a biografia de Ludwig Von Bertalanffy, conhecer seus estudos e suas principais contribuições para as organizações e a partir disso ter nosso entendimento e conceito diante da teoria abordada
2 PROPÓSITO DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS.
Com seu ponto de vista mais amplo, começaram a surgir novas
...