TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de controlo e transformação

Projeto de pesquisa: Teoria de controlo e transformação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns pontos chaves sobre as teorias da administração e a transformação das mesmas através dos tempos. Comparando os principais pontos das teorias este artigo demonstra as mudanças no comportamento dos administradores e a evolução das teorias conforme surgem novas necessidades sociais. A metodologia utilizada para este trabalho foram pesquisas bibliográficas em livros e artigos sobre as Teorias da Administração.

Palavras chave: Teorias da Administração, Transformação, Necessidades sociais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------------05

2 . TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ---------------------------------------------------------------06

2.1 TEORIA CLÁSSICA ------------------------------------------------------------------------------06

2.2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ------------------------------------------------------07

2.3 TEORIA DA BUROCRACIA -------------------------------------------------------------------07

2.4 TEORIA ESTRUTURALISTA ------------------------------------------------------------------07

2.5 TEORIA COMPORTAMENTAL ---------------------------------------------------------------08

2.6 TEORIA DE SISTEMAS -------------------------------------------------------------------------09

2.7 TEORIA MATEMATICA ------------------------------------------------------------------------09

2.8 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -----------------------------------------------------------09

2.9 ANÁLISES E RESULTADOS -------------------------------------------------------------------10

CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------------12

REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------------13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar as principais características das Teorias da Administração fazendo uma comparação entre elas e demonstrando a importância da evolução das mesmas para atingir os objetivos dos administradores.

Através da pesquisa bibliográfica foram identificados os acontecimentos históricos que influenciaram o surgimento e a transformação das Teorias da Administração bem como identificou as teorias utilizadas até os dias atuais.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento dos princípios da administração como uma evolução humana, identificando os problemas que tais teorias pretendiam solucionar, trata-se da administração ser uma habilidade humana abordando os conhecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias.

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Com a revolução industrial do Século XIX na Inglaterra, surgiu a necessidade de buscar novas soluções para problemas que até então não existiam, como por exemplo, buscar formas de aumentar a produtividade e reduzir desperdícios de mão de obra, assim dando origem as teorias da administração, o que era feito baseado nos costumes e crenças foi dando lugar a racional, o improviso dava lugar ao planejamento.

As Teorias da Administração são conhecimentos adquiridos pela experiência pratica das organizações que foram evoluindo juntamente com as circunstâncias de cada momento histórico.

2.1 TEORIA CLÁSSICA

A Teoria Clássica da Administração é baseada nos conceitos de Taylor e Ford e foi à fonte de embasamento para as demais teorias posteriores, servindo como crítica aos pontos falhos ou em prol das vantagens oferecidas.

Surgiu no começo do Século XX, após as consequências da Revolução Industrial que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade.

A Teoria Clássica trata de maneira formal o que se tem a fazer por parte do empregado, pois a maior preocupação de seus idealizadores eram com as técnicas, métodos e rotinas para a execução de tarefas, através do Estudo de Tempos e Movimentos. No contexto desta Teoria Taylor considera que na época a forma de pagamento era realizada por peça ou por tarefa, onde havia certo descontentamento por parte dos operários, devido ao ganho excessivo dos patrões. Este fato levou Taylor a estudar o processo de produção e buscar uma solução que viesse a beneficiar tanto os patrões quanto aos empregados. Entre os princípios defendidos por Taylor pode ser citado o tempo padrão, tarefas de acordo com a aptidão, incentivo salarial, trabalho conjunto, planejamento, supervisão e eficiência. Ford lançou alguns princípios que diminuíram custos e tempo de fabricação. Entre os princípios podemos citar: integração da matéria-prima ao produto final e distribuição, padronização do tempo de montagem, economia e redução dos estoques e agilidade. Fayol ao invés de divulgar ideias voltadas a operários, suas ideias foram voltadas para a alta administração, exigindo padrões de conhecimento gerenciais.

2.2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Surgiu em meados de 1924 através de uma pesquisa da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que verificou a correlação entre produtividade e iluminação no local de trabalho. A pesquisa concluiu que o nível de produção não é determinado pela capacidade física, mas pelas normas sociais e as expectativas do grupo que pertence. Quanto mais integrados ao grupo melhor a produção. Os trabalhadores não agem como indivíduos isolados.

A concepção de homem social na Teoria das Relações Humanas é derivada do fato que a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador, sendo prioritário o reconhecimento do trabalho, a aprovação e participação social.

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com