Teoria neoclássica
Resenha: Teoria neoclássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicknastaro • 10/3/2014 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
A teoria neoclássica enfatiza bastante os aspectos práticos da Administração, sem abrir mão de seus conceitos teóricos. Esta teoria tem como principal defensor Peter Drucker, o falecido consultor austríaco naturalizado estadunidense que se tornou mundialmente conhecido ao avaliar o modelo de gestão do General Motors e publica seu trabalho em “Concepto of the Corporation” (1946). Peter Drucker é considerado por muitos o maior guru da administração do século XX, o que é evidenciado pela quantidade de suas obras listas entre os principais best-sellers do gênero.
Peter era presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, Estados Unidos. Autor de inúmeros artigos, Drucker escreveu mais de 30 livros. Ao longo de sua carreira, produziu uma mistura única de intelectualidade, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências fundamentais.
Pode-se afirmar que não há Teoria da Administração, que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes estão: Desafios Gerenciais para o Século XXI e Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitali ambos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.
Quinze anos depois de publicar Administrando para o Futuro, e doze depois de Administração em Tempos de Grandes Mudanças, em seu livro, Managing in the Next Society, Peter Drucker explorou as tarefas imprescindíveis da alta gerência nas primeiras décadas do século XXI. Ele partiu de uma descrição detalhada do quadro de negócios mais provável, determinado pela análise das tendências atuais mais marcantes e de suas consequências mais lógicas, a partir de circunstâncias históricas esclarecedoras por suas semelhanças com as atuais.
...