Teorias Administração
Monografias: Teorias Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roal • 2/11/2014 • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
destas pessoas.
5- CONSEQUÊNCIAS E CRÍTICAS
5.1- Consequências Históricas:
As ideias apresentadas por Taylor logo se espalharam pelos Estados Unidos e pelo mundo com a publicação de seu livro Princípios de Administração Científica. Nos EUA, um de seus grandes adeptos foi Henry Ford, que unido às práticas do taylorismo com a produção em massa e linhas de montagem, ajudou a desenvolver e aprimorar a indústria americana. Pelo mundo, um de seus grandes seguidores foi Lenin, que uniu aos princípios comunistas e assim conseguiu levantar a Rússia pós-guerra civil para patamares organizacionais mais rígidos e eficientes.
5.2- Críticas ao Taylorismo:
Após a aplicação das teorias clássicas nas organizações estas sofreram críticas de autores as principais são:
Visão Mecanicista;
Abordagem mecânica determinista da organização, pregando que todo trabalho pode ser reduzido a simples conjunto mecânico de movimentos, que até mesmo o trabalhador mais estúpido, conforme visão de Taylor poderia executar. Além disso, a proposta de uma única maneira de executar um trabalho causa desumanização dos trabalhadores no aumento da produtividade ao longo prazo, sem considerar seu aspecto psicológico e social.
6- ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS
As estandardizações no processo e nas ferramentas utilizadas no trabalho, permitiram a criação do método ideal de produção (the best way) baseado no estudo de tempos e movimentos (motion-time study) e, conseqüentemente, o surgimento da gerência cujas principais funções eram o planejamento da melhor forma de execução do trabalho e o controle do mesmo. Toda atividade cerebral deve ser removida da fábrica e centralizada no departamento de planejamento, Taylor foi considerado o maior inimigo do trabalho.
7-TEORIA CLÁSSICA
Se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas.
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
8-TEORIA DA BUROCRACIA
Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
9-TEORIA ESTRUTURALISTA
É a corrente administrativa baseada no movimento estruturalista, fortemente influenciada pela sociologia organizacional. Representa uma visão crítica da organização formal. Os estruturalistas se concentram nas organizações sociais, está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na construção do todo.
Origem da Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx
10-TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria das Relações Humanas efetivamente surgiu com a Experiência de Hawthorne em 1930 nos EUA, desligando totalmente a preocupação anteriormente voltada às tarefas e a estrutura, preocupando-se com as pessoas. Essa teoria ganhou força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. O foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social".
11-ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Através do inicio da abordagem humanística, a partir de 1932, começava-se a enxergar as empresas pelas perspectivas que, apesar de os recursos financeiros, tecnológicos, as organizações eram formadas por pessoas.Passou-se a perceber que era necessário voltar uma maior atenção às relações humanas, ao comportamento humano, aos grupos informais e ao fator emocional de cada funcionário. E isso só foi possível ser notado através da famosa experiência de Hawthorne.
12-TEORIA
...