Teorias D Administração
Trabalho Universitário: Teorias D Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VALNEVES • 31/3/2014 • 482 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Curso Superior de Administração Pública
Unidade curricular: Teorias da Administração I
Professor: Teomar Manduca Aires Leal
Valor da atividade: 5,0
Acadêmico(a): Valfredo Sores das Neves
Após ler o texto proposto desenvolva as questões abaixo.
1. (1,0) A primeira teoria abordada na apostila diz respeito à Administração Científica. Quando ela foi concebida e quais foram os principais fatores que contribuíram para o surgimento dessa teoria?
Resposta:
A administração científica surgiu em meados do século XX, devido à influência direta da Revolução Industrial. A força humana estava sendo substituída pelo uso de máquinas, e a concorrência, cada vez mais acirrada, obrigava aos pequenos produtores encerrar sua produção artesanal, e se inserir no quadro de funcionários de uma grande empresa. A necessidade de automação e padronização dos meios de produção levou ao surgimento dessa abordagem da administração.
2. (1,0) Qual a principal consequência observada em decorrência da implementação das propostas de Taylor?
Resposta:
A perda de autonomia dos empregados, uma vez que eram obrigados a cumprir regras e padrões na execução de suas atividades, de forma mecânica, eliminando o uso de adaptações e criatividade.
3. (2,0) Além de Taylor quais outros protagonistas contribuíram para o desenvolvimento da Escola Científica? Fale sobre os princípios e consequências das propostas de cada um.
Resposta:
Henry Ford, com o objetivo reduzir preços, ampliar as operações e melhorar o produto, Ford eliminou a variedade na produção de automóveis e passou a fabricar somente o modelo Ford T, pois assim os métodos de trabalhos foram padronizados, reduzindo variações de recursos e processos, consequentemente reduzindo os custos. A concorrência observou a obcessão de Ford pela redução de custos através da padronização e logo ampliaram a variedade de produtos. Com uma maior oferta de automóveis de diversos modelos, os consumidores foram deixando de comprar os carros da Ford.
Frank e Lillian Gilbreth. Frank voltava seus esforços para a análise dos processos de trabalho e o desenvolvimento do potencial humano através de treinamento, métodos de trabalho e adequação das condições de trabalho. Lillian era psicóloga e focou seu trabalho em analisar o ambiente organizacional. Os estudos do casal ampliou a perspectiva de que a gestão deveria estar focada em aspectos de eficiência e eficácia para um foco mais humanizado. A aplicação de métodos e processos que melhorassem o ambiente de trabalho traria benefícios indiretos para as partes interessadas (patrão e operário).
4. (1,0) Paralelamente à Teoria Científica foi criada e desenvolvida outra teoria. Qual é esta teoria e quais as principais diferenças e semelhanças entre as duas correntes?
Resposta:
A abordagem desenvolvida contemporaneamente à Administração Científica foi a Escola Clássica que teve por seu principal
...