Teorias Da Administração
Monografias: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: werllynho • 27/9/2013 • 3.598 Palavras (15 Páginas) • 212 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância
Bacharel em Administração
PÓLO: Irecê - Bahia
Atividade Prática Supervisionada
Werllen Almeida de Souza
Diogo Ferreira da Silva Moreira
Elissandro Alcântara D. Silva
Irecê/BA
06 de Abril de 2013
Werllen Almeida de Souza - RA - 7568645236
Diogo Ferreira da Silva Moreira - RA - 8113725457
Elissandro Alcântara D. Silva - RA - 7753641125
Evangelista B. M. Junior - RA - 7702637695
Kátia Silene Souza de Oliveira RA - 7928701428
Atividade Prática Supervisionada
Teoria Geral da Administração
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Profa. Mônica Satolani
Irecê/BA
Dia e mês 2013
INTRODUÇÃO:
Esta atividade tem como objetivo agregar conhecimento referente às Teorias da Administração, perceber a evolução das Teorias a partir de uma nova visão, problemas que as empresas tinham no passado, percorre um novo caminho, quebra de paradigmas da Administração, permitindo diferenciá-las, ressaltando os principais pontos que influenciaram as proposta de administração que se arrastaram a realidade dos dias atuais. A Teoria da Administração é geralmente em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, ou seja, um meio de por em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. Esta teoria trata-se do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Teoria esta que engloba um conjunto integrado de teorias em crescente expansão que gradativamente se abrange. Veremos que se trata do corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las.
Entre estes e outros detalhes sobre a história da teoria da administração iremos ver adiante com prioridades sobre os fatos marcantes e diretamente ligados às mudanças, influências e acontecimentos desta característica teoria. Em fim relato sobre os autores que colaboraram para tais mudanças e seus aspectos sociais.
Diversos escritórios costumam a definir a Administração como: “O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.
É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar, impreterivelmente, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
As habilidades técnicas, conceituais e humanas não são necessariamente inatas e podem ser desenvolvida com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficiente do processo administrativo.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüência da revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Muitos foram os fatores que ocasionaram os surgimentos das teorias, segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da Antigüidade, foram importantes, como:
• Egípcios – burocracia administrativa.
• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas.
• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da Logística atual).
• Gregos – implantou a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração.
• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.
• Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.
A administração científica teve Frederick Taylor como o seu principal representante. Suas teorias estavam direcionadas para organização racional do trabalho através do estudo dos tempos e movimentos e a divisão do trabalho.
Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva". O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.
Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Privilegia a estrutura organizacional. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüências modificam se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
...