Teorias Da Administração
Trabalho Universitário: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0001 • 17/4/2013 • 2.039 Palavras (9 Páginas) • 386 Visualizações
FUNDAMENTOS EM ADMINITRAÇÃO I
FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administraçao- 1º Semestre- da Faculdade Norte do Paraná, para as disciplinas do 1º semestre.
Professores do 1º semestre de Administração.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05
CONCLUSÃO............................................................................................................10
REFERENCIAS.........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Fundamentos de administração, além de levar aos estudantes os conhecimentos essenciais para que possam adquirir uma base teórica sólida, permite aos futuros administradores conhecer as principais habilidades e competências que precisam desenvolver para obter sucesso em sua atuação profissional.
Vivemos numa sociedade formada por organizações, as quais organizações fornecem meios de subsistência para muitas pessoas. Uma organização é um grupo de pessoas que estão direcionadas a um objetivo comum, em uma estrutura formal.
A administração é uma atividade importante em qualquer escala de combinação de recursos e intenção de realizar objetivos. A administração constitui necessidades específicas de todas as entidades, seja ela da menor a maior, são os administradores que mantêm sua coesão e fazem a as organizações funcionarem da melhor forma. Administrar uma organização é, antes de tudo, uma arte, é uma ciência que envolve aplicações de técnicas gerenciais, atitudes pró-ativas e aplicação de métodos para alcance de resultados previamente estabelecidos e de interesse institucional.
Um caminho para isto é a aplicação do processo administrativo que é uma sequência de funções que se sucedem uma forma sistemática de fazer as coisas, é a sequência das funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar.
O presente trabalho tem por objetivo obter mais conhecimentos sobre a profissão do administrador.
REFERENCIAL TEÓRICO
O administrador moderno exerce um modelo de liderança baseado em princípios que a sociedade atual exige, numa busca incessante de oportunidades, bem como capacitar os subordinados, cultivando um ambiente de colaboração e fortalecimento das relações pessoais, encorajarem as emoções, principalmente aquelas de reconhecimento de contribuições e comemoração de conquistas.
Maximiano (1995) cita algumas das qualidades e características dos administradores que segundo ele continuam sendo as mesmas que sempre foram, a inteligência, o elevado nível de energia pessoal, a capacidade e vontade de crescer constantemente, a disciplina e espírito de liderança.
O mesmo ressalta ainda a necessidade da constante atualização sobre técnicas e ferramentas modernas da gestão, comenta ainda sobre a confiança e carisma que o administrador desperta na comunidade onde atua; o da sabedoria com que potencializa a criatividade de uma equipe; o da forma clara, objetiva e diplomática com que se comunica, favorecendo um bom relacionamento; o da sensibilidade em compartilhar seus conhecimentos com modéstia e simplicidade, compreendendo e respeitando as diferentes ideias e trocando conhecimento com o seu superior e aos subordinados.
Sobre perfil de competências do Administrador em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes identificam-se as seguintes características: ser organizado, ter conhecimento na área de administração, capacidade técnica, criatividade, dinamismo, visão de futuro, bom senso, ponderação, ética, liderança, disponibilidade de tempo, dedicação, responsabilidade, gostar do que faz e estar atualizado com as mudanças e inovações.
Podemos nos certificar como as posições acerca da divisão do trabalho são extremamente opostas dado que para ÉmileDürkheim a divisão do trabalho é algo favorável porque ela propicia o advento da solidariedade entre as pessoas conforme os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica contidos em sua teoria, já para Karl Marx a divisão do trabalho é totalmente negativa dado que desta advém a exploração da mão de obra, ou seja, a alienação do trabalhador assim incitando a destruição das relações cordiais entre os homens e dividindo a sociedade em dois grandes grupos, os Burgueses (exploradores) e os Proletários (explorados).
Ademais outra diferença extremamente relevante é a visão epistemológica que estes autores têm acerca o mundo do trabalho, para Dürkheim a sociedade e as suas relações sociais formam a personalidade e a forma de agir dos indivíduos, ou seja, o individuo é formado de uma forma externa (sociedade), já para Marx a consciência individual é formada dialeticamente, ou através de como a pessoa lida com a influencia externa e transforma o que lhe é passado ou muitas vezes exposto.
Segundo Marx, a divisão social do trabalho segue todo um arranjo de tal forma que sempre hajam classes dominantes e classes dominadas, e que necessariamente essas classes estão em conflito entre si. Marx entende que as instituições das sociedades são criadas e estabelecidas pelas classes dominantes, que se legitimam dessa forma.
O indivíduo é transparente na sociedade, importando somente a que classe esse indivíduo pertence e como essa classe se comporta na sociedade,pelo menos, foi isso
...