Teorias Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 152414 • 22/3/2014 • 3.869 Palavras (16 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBIES.
POLO: TUCURUÍ-PA.
ACADÊMICOS: AELSON DE SOUZA DA SILVA – RA 435497
ANA PAULA DE OLIVEIRA – RA 440027
CARLA CRISTINY F. D. DO NASCIMENTO - RA: 7984728957
FERNANDA CUNHA DOS SANTOS – RA 9988647540
LILIAN WANSELER GONÇALVES – RA 7932689167
MIRIAM MACEDO SARAÍVA – RA 8142756515
A oportunidade de despertar competência para a transmissão do conhecimento por meio de produção científica.
Tucuruí – PA
27/09/2013
CADÊMICOS: AELSON DE SOUZA DA SILVA – RA 435497
ANA PAULA DE OLIVEIRA – RA 440027
CARLA CRISTINY F. D. DO NASCIMENTO - RA: 7984728957
FERNANDA CUNHA DOS SANTOS – RA 9988647540
LILIAN WANSELER GONÇALVES – RA 7932689167
MIRIAM MACEDO SARAÍVA – RA 8142756515
A oportunidade de despertar competência para a transmissão do conhecimento por meio de produção científica.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) realizada para obtenção de nota da disciplina: Teorias da Administração do Curso de Ciências Contábeis.
Sob orientação da Profª. Mônica Satolani e do Tutor Presencial: Marcos B. Ferreira da Universidade Anhanguera - UNIDERP
Tucuruí – PA
27/09/2013
Introdução.
Teoria Geral da Administração enfoca como premissa as Teorias Administrativas que forma no todo conjunto de normas principais que se complementam, para levar o campo das ciências humanas a uma mais ampla compreensão da administração científica no dia a dia das pessoas, das organizações e do relacionamento entre elas como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo principal da máxima eficácia e eficiência, no contexto da produção e do lucro.
A partir do início do século XX, as Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida em virtude do surgimento da Revolução Industrial tornou-se necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens já era realidade imediata e havia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam seus produtos manufaturados artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e sem nenhum controle de produção, eram executadas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época.
Sem as normas administrativas e os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive a um período superior a dois anos. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
1. Princípios históricos e a visão da administração científica.
Em toda sua história o ser humano sempre procurou encontrar meios, para assim alcançar melhores resultados de suas ações, aprendeu a reunir forças, juntar pessoas, idéias e experiências e daí então passou a trabalhar em conjunto, surgindo assim a “organização”, que é entre todas as criações do homem, a mais esplendida; capaz de criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços, uma organização não é igual à outra. Cada uma tem suas particularidades próprias.
Além disso, as organizações operam em ambientes diferentes e sofrem grandes influências dos meios e também dos seguintes fatores: culturais, econômicos, legais, políticos, tecnológicos, sociais e demográficos, que se integram entre si e se alternam constantemente. A administração é uma habilidade humana, sem dúvida.
Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela extrema necessidade de organização que afeta aos homens de negócios. A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científica. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividade e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
No século XVIII o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor através da revolução industrial e sua utilização na produção fez surgir uma nova forma de trabalho baseado na produção em longa escala, que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas.
O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.
...