Teorias Da Administração
Ensaios: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jesuslimadefaria • 8/9/2013 • 863 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
12.2ORIGENS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO
A Teoria dos Sistemas foi introduzida na Administração, a partir da
década de 1960, tornando-se parte integrante da ciência administrativa.
“Surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, após
análise em que fez verificação de que existia uma tendência para a
integração das ciências naturais e sociais” (CHIAVENATO, 2003, p. 474).
A Teoria dos Sistemas baseia-se nas premissas de que os sistemas são
compostos de subsistemas (moléculas – célula – órgão), que os sistemas
são abertos (meio ambiente constituído de sistemas) e que as funções de
um sistema dependem de sua estrutura.
A necessidade de síntese e integração das teorias anteriores, que
possuíam poucas variáveis da situação como um todo, as fragilidades das
outras teorias que tinham uma abordagem mínima, causando pouca
importância para a Administração, e os resultados bem sucedidos da
aplicação da Teoria de Sistemas nas outras ciências, foram alguns dos
fatores que colaboraram para a introdução dessa teoria na Ciência
Administrativa (CHIAVENATO, 2003).
ETAPA 1 – PASSO 1.2
Frederick Winslow Taylor.
Considerado o pai da administração científica, Frederick Winslow Taylor (1856-1915). O modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nível operacional.
Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, para tanto seguia os seguintes princípios:
Princípio do planejamento
Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
Princípio da preparação dos trabalhadores
Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.
Princípio do controle
Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.
Princípio da execução
Consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.
Jules Henri Fayol
Jules Henri Fayol (1841 -1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral 1.
Foi, juntamente com Frederick Taylor, um dos grandes precursores da "Teoria Clássica da Administração", a qual enfatiza a estrutura das organizações.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança.Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo:
• Industriais
• Comerciais
...