Teorias Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindemberg1920 • 22/9/2013 • 584 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Idealizada por Henri Fayol. Caracterizada pelo destaque na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico. Sofreu críticas como a excessiva unidade de comando e responsabilidade e a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais. Conjuntamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Fayol preservava princípios semelhantes na Europa, baseado em uma experiência na administração. A obra de Fayol só deixou de ser ignorada quando foi publicada nos Estados Unidos e reconhecida pelos seguidores da administração científica. Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e responsabilidade.
TEORIA DA BUROCRACIA.
Max Weber foi o criador da teoria da burocracia. Com base em seus estudos, administradores da época perceberam que as empresas mesmo evoluindo, continuavam sendo mal administradas. Segundo Weber "A burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A teoria da burocracia vem das diretrizes de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Atualmente tem uma grande importância para o mundo administração e seus gestores.
TEORIA ESTRUTURALISTA.
Representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. O estruturalismo aumentou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas para o das interações entre as organizações sociais. Para os estruturalistas há uma relação entre os objetivos organizacionais e o ambiente. As relações da organização com o seu meio requerem uma constante reavaliação dos objetivos face às alterações do meio ambiente e da organização. Para os estruturalistas, o ambiente é formado pelas outras organizações que formam a sociedade. Há na Teoria estruturalista uma abordagem múltipla, ou seja, ampliação da abordagem, onde muda o foco de atenção voltado para o indivíduo e para o grupo para a estrutura da organização como um todo, tornando a visão mais ampla e também surge a preocupação com o ambiente.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.
George Elton Mayo ficou conhecido como o fundador do movimento das Relações Humanas e da Sociologia Industrial, pelas experiências que coordenou em Hawthorne.
Pode se dizer que a teoria das Relações Humanas, desenvolvida por Elton Mayo, colocou a ênfase do estudo na gestão das pessoas, ao contrário das teorias da época, que se focaram na estrutura e na máquina. Mayo percebeu que existia para além da máquina, um universo a ser descoberto, relacionado com o comportamento humano e a sua influência nos processos organizacionais. A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado dentro das empresas. Verificou-se que o comportamento humano é motivado. A motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o indivíduo a algum comportamento com o objetivo de obter a satisfação de uma ou mais necessidades.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A Teoria Comportamental
...