Teorias Da Comunicação
Dissertações: Teorias Da Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlanPereira • 14/10/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
1. Qual a ideia central do livro "Comunidade"?
Zigmunt Bauman afirma em seu livro a busca pela segurança em sociedade, mas ao mesmo tempo há uma contradição quando se discute segurança e liberdade. Realmente é possível ter as duas? “Não seremos humanos sem segurança ou sem liberdade; mas não podemos ter as duas ao mesmo tempo e ambas na quantidade que quisermos. Isso não é razão para que deixemos de tentar” (2003, p.11). Estamos sempre em busca de ambas, mas pra Bauman é possível apenas uma delas, ou você opta pela segurança ou pela liberdade.
2. A partir da narrativa de Zigmunt Bauman, disserte sobre o sentido de Comunidade.
Para o autor, comunidade é entendido como um lugar seguro, confortável e aconchegante. Também é visto como local de convivência entre pessoas amigáveis e confiáveis sugere a algo bom, com tudo aquilo que sentimos falta e precisamos para viver seguros e confiantes. Mas na verdadeira realidade, a comunidade têm seus limites e suas barreiras, tanto questões étnicas e de concepções de inadequado e adequado.
3. O que você compreendeu sobre a expressão: "Não seremos humanos sem segurança ou sem liberdade; mas não podemos Ter as duas ao mesmo tempo e ambas na quantidade que quisermos. Isso não é razão para que deixemos de tentar (Não deixaríamos nem se fosse uma boa razão)".
Apesar de nunca conseguirmos o equilíbrio perfeito entre segurança (seja em pessoas, produtos, etc.) e liberdade (de ir e vir, de falar o que deseja, entre outros) não podemos desistir de estudar e até mesmo de tentar compreender as possíveis soluções existentes. Também sempre haverá um preço a se pagar quando escolher um a outro. Quando escolheres segurança perderá a liberdade de confiar em qualquer pessoa de sua comunidade. Quando escolher liberdade perderá a segurança ao expor o que quiser, da maneira que bem entender. Ou seja, a comunidade ideal, perfeita, não existirá mas, nem por isso devemos ser radicais em nossos pensamentos e atitudes, ao ponto de não olhar mais para o bom senso comum.
4. Qual o sentido de "“Duas fontes do comunitarismo”.
Duas formas de “comunitarismo” são citadas no texto a qual, divide-se a população de acordo com sua classe social. A primeira mostra o comunitarismo como forma de ajuda mútua entre os pobres. Para o autor, existe uma obrigação fraterna de partilhar as vantagens entre seus membros. Em boa parte dessa população existe uma convivência muito maior, já que, enfrentam muitas vezes os mesmos problemas e participam de um cotidiano em comum. Já entre os chamados ‘poderosos e bem-sucessididos’ existe uma autonomia individual muito maior mas que compartilham entre si muitas vezes como necessidade de fazer parte de alguma coisa. É a chamada comunidade de semelhantes na mente e no comportamento.
5. O que o autor defende sobre comunidade ética?
Teria que ser tecida de compromissos de longo prazo, de direitos inalienáveis e obrigações inabaláveis, que, graças à sua durabilidade prevista (melhor ainda, institucionalmente garantida), pudesse ser tratada como variável dada no planejamento e nos projetos de futuro. E os compromissos que tornariam ética a comunidade seriam do tipo do “compartilhamento fraterno”, reafirmando o direito de todos a um seguro comunitário contra os erros e desventuras que são os riscos inseparáveis da vida individual. (2003, p. 68)
6. Disserte sobre o "Direito ao reconhecimento, direito à redistribuição; Da igualdade ao multiculturalismo; e, Muitas culturas, uma humanidade?
Bauman ao dizer sobre o multiculturalismo afirma que as diversas formas de culturas existentes no mundo, tem suas concepções.
“Se vier a existir uma comunidade no mundo dos indivíduos, só poderá ser (e precisa sê-lo) uma comunidade tecida em conjunto a partir do compartilhamento e do cuidado mútuo; uma comunidade de interesse e de responsabilidade em relação aos direitos iguais de sermos humanos e igual capacidade de agirmos em defesa desses direitos.” (2003, p.134). Longe de um pensamento negativo, o conteúdo da obra, que não nos mascara sobre as possibilidades da comunidade ética, alerta-nos para os parâmetros daquela que possa a vir se realizar.
7. No contexto das novas mídias, e uso das novas tecnologias, em nossa sociedade atual, como você interpreta esta obra de Bauman, pois não é só um livro sobre “comunidade”, mas também, e sobretudo, sobre a sociedade excludente na qual nos inserimos e na qual, sem ilusões, temos que operar.
Bauman inicia seu argumento mostrando o que seria a ‘comunidade ideal’. Para ele, liberdade e segurança são princípios básicos para uma convivência fraterna, foi mostrado também a importância de poder
...