Terceiro Setor
Exames: Terceiro Setor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ameliaborges • 5/6/2014 • 1.199 Palavras (5 Páginas) • 252 Visualizações
Apresentação
A reforma da Norma Operacional Básica (NOB) em conjunto com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) trouxe grandes avanços e transparência na administração e distribuição de recursos financeiros para a assistência social, reconhecendo o esforço de habilitação e adesão de municípios, Estaduais, e Distrito Federal, para instituir seus Conselhos administrador, plano e fundo e de implantar os serviços socioassistenciais, assumindo as responsabilidades advindas do co-financiamento Federal. A Norma Operacional Básica - NOB/ SUAS disciplina a gestão pública de assistência social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e as legislações complementares a ele aplicáveis. O seu conteúdo estabelece o Caráter do SUAS; as funções da política pública de assistência social para extensão da proteção social brasileira, também trata dos níveis de gestão do SUAS; das instancias de articulação, pactuação e deliberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS; Financiamento, e as regras de Transição.
A NOB/SUAS é fundada em pacto entre os entes federativo que assegura a unidade de concepção e de âmbito da política deassistência social em todo território Nacional, sob o paradigma dos direitos à proteção social pública de seguridade social e à defesa da cidadania do usuário. A segura ainda, a primazia e procedência da regulação estatal sobre essa atividade pública, cuja dinâmica democrática sob controle social prevê a participação da população e da sociedade na formulação e controle das ações e o comando único das ações em cada esfera de governo, os setores de assistência social, bem como o da oferta qualificada de serviços em defesa dos direitos de cidadania, considerando o cidadão e a família não como um objeto de intervenção, mas como sujeito protagonista da rede de ações e serviços.
O trabalho do Assistente Social nas ONG'S
O Serviço Social constituiu-se como uma especialização do trabalho coletivo, na divisão sociotécnica do trabalho, no quadro do desenvolvimento das relações sociais capitalistas (IAMAMOTO, 1982).
Para Netto (1992), o surgimento do Serviço Social como profissão vincula-se às peculiaridades da “questão social” em um momento histórico específico, o da ordem monopólica, a partir do qual se internaliza na ordem econômica, passando a ser alvo das políticas sociais. Trabalhar com ética profissional; manter-se atualizado; ouvir atentamente (saber ouvir); demonstrar bom senso; demonstrar sensibilidade; contornar situações adversas; trabalhar em equipe; manter-se imparcial; demonstrar autocontrole; lidar com estresse; demonstrar discrição; manter-se disciplinado; manter-se firme; demonstrar persistência; mediar conflitos; participar de grupos de estudo; demonstrar sensibilidade política; estimular a criação de novos recursos; respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de opção sexual, etc.; demonstrar criatividade; manter o sigilo profissional; manter-se flexível; demonstrar ousadia.
O Primeiro Setor É formado pelos Governos Executivo, Legislativo e Judiciário, e o Segundo Setor, formado por empresas privadas com fins lucrativos.
O Segundo Setor é o mercado constituído pelo conjunto das empresas que exercem atividades privadas, ou seja, atuam em benefício próprio e particular.
Terceiro Setor são as ONG´s (Organizações não governamentais), constituídas formal e autonomamente, buscam promover e apoiar políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida da população e o cumprimento das leis por parte de empresas privadas e do governo.
1. Quais as principais dificuldades de se trabalhar no Terceiro Setor?
O que é interessante perceber é que a dificuldade em captar recursos esteja à frente de dificuldades na gestão da ONG. Pois, se há problemas na captação de recursos, isso também é um fator ligado à gestão, assim como conseguir parcerias e elaborar projetos. É preciso aprender a elaborar bons projetos e parcerias, conhecer os incentivos fiscais e empresas interessadas em financiar projetos sociais, Um plano de captação, por exemplo, começa na definição da missão e objetivos da ONG. Os projetos elaborados para pleitear os recursos também.
Vejamos o quadro abaixo:
Dificuldade Votos %
Em captar recursos 45 36%
Na gestão 24 19%
Em conseguir parcerias 21 17%
Na hora de elaborar projetos 21 17%
Em conseguir voluntários 10 8%
Em realizar eventos 5 4%
Na maioria das vezes as instituições do terceiro setor trabalham onde
...