Teste De Chama
Dissertações: Teste De Chama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/9/2014 • 497 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Teste de Chama: Química
Semestre: 1° Engenharia de Produção
NOME: RA
Aline Aparecida Rocha de Sousa 8828401459
Carlos Alberto do Prado Junior 9855488650
Jaqueline Ribeiro da Silva Rodrigues 8824348865
Leticia da Silva Rodrigues 8821377708
Patrícia Paula Lemes 9024434373
Willian Felipe Machado Justino 9842500707
Jacareí 20/09/2014
ÍNDICE
• TESTE DE CHAMA(Pág.1)
1. RESUMO (pág. 3)
2. OBJETIVO (pág. 3)
3. INTRODUÇÃO (pág. 4)
4. PARTE EXPERIMENTAL (pág. 4)
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO (pág. 5)
6. CONCLUSÃO (pág. 6)
7. BIBLIOGRAFIA (pág. 6)
1. RESUMO
Aula prática de química, realizada em laboratório, para observar as reações químicas, resultantes dos experimentos realizados.
2.Objetivo
• Identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions metálicos;
• Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atômico de Bohr;
• Verificar a distribuição eletrônica dos elementos;
• Reconhecer os limites do Modelo de Bohr;
• Reconhecer o carácter quântico dos elétrons;
• Tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.
3.Introdução teórica
Um Modelo atômico é uma representação que procura explicar, sob o ponto de vista da Ciência, fenômenos relacionados à estrutura da matéria e às formas como ela se expressa. Ele visa dar uma explanação sobre a estrutura microscópica da matéria e deve ser capaz de prever outros fenômenos associados a ela.
A partir do Modelo Atômico de Bhor, ficou estabelecido que os átomos possuem regiões específicas disponíveis para acomodar seus elétrons – as chamadas camadas eletrônicas.
4.Parte experimental
Amparados de alguns matérias como um fio de platina e um bico de Bunsen iniciamos o experimento acendendo o bico de Bunsen de tal forma fazendo com que a chama permanecesse azul. Posteriormente banhávamos o fio de platina num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento, a seguir mergulhávamos novamente o fio no ácido e assim coletávamos uma pequena amostra do sal desejado para que fosse colocado próximo a chama, procedemos de forma semelhante em 5 amostras de sal.
5:Resultados e discussão
Ao introduzir o fio de platina nos tubos de ensaio com as devidas soluções obtemos as seguintes cores de chama;
( Ca ) ao fogo, a chama ficou na cor vermelho tijolo, no segundo tempo de ensaio com a solução ( Sr )obtemos a chama na cor vermelho carmin , com solução( Ba) a chama que tivemos foi verde amarelado, na solução( Na) com a cor amarelo alaranjado e a última solução ( K) a cor de sua chama ficou violeta claro.
6.CONCLUSÃO
Observamos que cada sal possui uma coloração característica devido á disposição dos elétrons nas camadas de energia, quando um sal recebe uma quantidade bem definida de energia os elétrons tendem a saltar para uma camada mais externa, assim quando perdem energia os elétrons voltam para sua camada original emitindo desta forma uma luz característica de cada cátion.
7.BIBLIOGRAFIA
PLT 150.
Wikipédia
...