The Coca Cola Company
Trabalho Escolar: The Coca Cola Company. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deigson • 10/5/2014 • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução……………………………………………………………………………..3
2 Parte 1……………………………….………………………………………………...4
2.1 Embasamento Administrativo……………………….. …………………… …...4
3 Parte 2…………………………………………………………………......................8
3.1 Embasamento Matemático……………………………………….……………….8
4 Parte 3………………………………………………………………………………....9
4.1 Embasamento Econômico…………………………………………...……………9
5 Parte 4………………………………………………..............................................16
5.1 Embasamento Contábil…………………………………………........................16
6 Parte 5 …………………………………………...…………………………………..17
5.1 Conclusão………………………………………………………………………….17
REFERENCIAS……………………………………………………………………..…18
1 INTRODUÇÃO
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”
A gestão de pessoas pode ser considerada, como um dos fatores determinantes para uma organização enfrentar os desafios de um mundo extremamente competitivo e recheado de mudanças.
No mercado, tem prevalecido uma competitividade acirrada e o mínimo que uma organização pode-se fazer é trabalhar em prol de sua sobrevivência, ir de encontro à melhoria contínua e precisa, este trabalho apresenta fatos que demonstram que a Coca-Cola Company, apesar de também ter seus problemas está sempre em busca de resultados.
2 PARTE 1
2.1 Embasamento administrativo
1) A abordagem utilizada é Abordagem Neoclássica.
Características
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
• ênfase na prática da administração.
• reafirmação dos postulados clássicos.
• ênfase nos princípios gerais de administração.
• ênfase nos objetivos e nos resultados.
• ecletismo nos conceitos.
• ênfase na departamentalização
Vejamos cada uma dessas características.
Ênfase na prática da administração
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Os neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando à ação administrativa.
A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou a essa ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da Administração. A Teoria Neoclássica representa a contribuição do espírito pragmático americano.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos
A Teoria Neoclássica é uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.
Ênfase nos princípios gerais de Administração
Os neoclássicos definem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração, que os clássicos utilizavam como “leis” são retomados como critérios elásticos para a busca de soluções práticas. O estudo da Administração para alguns autores, como Koontz e O’Donnell,1 The Haiman e outros, baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar etc.
Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios, apresentados sob
conteúdos variados por autor, definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados. Alvin Brown chegou a coletar 96 princípios
...